fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
coworking@blocktime.com.br
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
contato@blocktime.com.br
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

Visão de futuro: entenda a importância de uma das habilidades de um empreendedor de sucesso

Imagem mostra equipe reunida trabalhando

Visão de futuro: entenda a importância de uma das habilidades de um empreendedor de sucesso

Entenda por que a visão de futuro gravita nas demais habilidades de um empreendedor e de que forma é possível desenvolvê-la

De acordo com o IBPQ, no Brasil, 53 milhões de pessoas entre 18 e 64 anos estão se empenhando na criação de um novo empreendimento. Mas, você já parou para pensar o que está por trás desses dados e por que tem tanta gente abrindo o próprio negócio? A resposta para isso está nas habilidades de um empreendedor.

Elas estão relacionadas a uma série de elementos responsáveis por tirarmos nosso sonho do mundo das ideias e transformá-los em metas e, consequentemente, em ações.

Nesse artigo, falaremos sobre uma das principais: visão de futuro. Saiba mais sobre ela e entenda de que forma ela permeia as demais habilidades de um empreendedor.

Imagem mostra pessoas trabalhando e escrevendo em post-it

O que é visão de futuro?

A visão de futuro é uma declaração que expressa o que você deseja ser, ter ou fazer num determinado período. No contexto das habilidades de um empreendedor, ela é responsável por atribuir um horizonte para o negócio.

Ter visão de futuro, como a gente já disse, não é ficar apenas sonhando com seu sucesso profissional. É preciso arregaçar as mangas e fazer acontecer. Isso significa transformar ideias abstratas em algo concreto, em uma vontade de realizar alguma coisa específica.

O planejamento é responsável por transformar a visão de futuro em um propósito. Daí a necessidade de criar um plano de negócios bem estruturado, com metas de 6 meses, 1 ano, 5 anos, 10 anos e por aí vai…

Como a visão de futuro permeia os principais pilares do empreendedorismo?

Como a visão de futuro é a responsável por fazer nossos planos tomarem formas concretas, ela acaba visitando outras habilidades de um empreendedor. A seguir, você descobrirá em que pilares podemos encontrar esse horizonte.

Imagem mostra menina pensando com fundo de desenho de inovação

Desejo de inovar

A visão de futuro antecipa o trabalho de inovação que, na maioria dos casos, é o que faz com que a gente descubra que temos habilidades de um empreendedor.

Todo mundo é capaz de inovar em alguma coisa e você não precisa ser uma versão melhorada de Einstein para isso. Muito pelo contrário! Só o fato de oferecer um produto ou serviço de qualidade frente à concorrência já indica que você está inovando.

Conhecimento prévio de mercado

Ao criar um novo negócio, é importante que a gente saiba em que terreno vamos pisar. A visão de futuro, portanto, é que nos dá o direcionamento ideal para começarmos do zero e conhecer melhor o mercado.

Além disso, ela faz com que a gente conheça os desafios que enfrentaremos ao longo da descoberta. O mesmo vale em relação às habilidades de um empreendedor no que se refere ao desenvolvimento de uma visão global do nicho em que a empresa atua.

Planejamento

Um dos principais motivos para muitos empreendedores desistirem de tocar o próprio negócio é a falta de planejamento. Como a gente já disse, quanto maior for o conhecimento do mercado e das projeções, maiores serão as chances de você ter sucesso.

Um bom planejamento, aliado à visão de futuro, deve abranger o contexto financeiro, técnico, funcional e administrativos, entre outros elementos responsáveis por fazer sua empresa se manter ativa.

Em outras palavras, o planejamento é uma das habilidades de um empreendedor que evita as temidas surpresas desagradáveis. As adversidades sempre vão aparecer pelo caminho. Portanto, estar preparado para elas é fundamental.

Imagem de equipe trabalhando

Percepção de erros e acertos

A autocrítica está entre as habilidades de um empreendedor que oferecem os maiores desafios. Afinal, refletir sobre as próprias atitudes tende a causar um certo desconforto, principalmente quando acreditamos que estamos sempre acertando.

É importante deixar de lado a paixão pelo negócio e estar disposto a aprender. Isso tem a ver com visão de futuro porque, com o tempo, dar a mesma importância aos erros e acertos fará com que você posicione sua empresa em um lugar de destaque no mercado.

Proatividade

Tomar iniciativa e saber quando é preciso arregaçar as mangas e fazer o que tem que ser feito também faz parte das habilidades de um empreendedor. Nem todos os projetos, quando saem do papel e passam a ser executados dão certo.

Nessa situação, você pode escolher dois caminhos: abandonar tudo ou resolver o problema. Escolher a segunda opção quer dizer não aceitar a zona de conforto e, portanto, valorizar a visão de futuro.

Portanto, tome cuidado para não ser acometido pela “síndrome do chefe omisso” e não se colocar na responsabilidade de fazer as coisas darem certo. Seja proativo, participe do dia a dia da sua empresa e demonstre engajamento para sua equipe.

Como colocar visão de futuro em prática?

A visão de futuro não é uma receita pronta. Tampouco ela é uma entidade ou um estado de espírito que se presentifica nos empreendedores que nasceram com uma estrela na testa.

Muito pelo contrário! Ela se constitui nas pequenas ações e faz toda diferença quando é praticada nos detalhes. Use-a para pensar em formas criativas e flexíveis de oferecer produtos, serviços e respostas eficientes ao seu público.  

Sempre que possível, tente se colocar no lugar do cliente e do seu colaborador para identificar o que precisa ser melhorado e ressaltado. Ao exercitar isso, naturalmente, você estará aperfeiçoando todas as habilidades de um empreendedor.

De qualquer forma, não se isole. Invista em networking, processos de mentoria, cursos, consultoria, feiras, entre outros recursos que vão te ajudar a decolar. Conte com a Blocktime Coworking para se apropriar do espaço e da inovação de que você precisa.


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.