fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
coworking@blocktime.com.br
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
contato@blocktime.com.br
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

Trabalho híbrido: quais os principais desafios e como promover uma experiência positiva e produtiva?

Imagem mostra homem negro, jovem, trabalhando em uma mesa

Trabalho híbrido: quais os principais desafios e como promover uma experiência positiva e produtiva?

Alternar o trabalho em casa com o presencial no escritório pode ser desafiador e ao mesmo tempo trazer vantagens

O ano de 2020 trouxe consequências do distanciamento social exigido para conter a propagação do COVID-19. Por isso, o trabalho tem se modificado e é preciso encontrar as melhores formas para se adequar aos novos modelos que ganharam mais espaço desde então.

Depois de meses de trabalho remoto, várias empresas adotaram o trabalho híbrido para manter parte da equipe nos escritórios enquanto outros continuam trabalhando de casa. Mas afinal, quais são os desafios desse modelo e como tornar essa experiência positiva para todos?

Imagem mostra mesa de trabalho com notebook e xícara de café

Implementando o trabalho híbrido

Apesar dessa forma de trabalho não ser uma iniciativa recente, muitos só adotaram o modelo devido às condições impostas pela pandemia. Isso quer dizer que muitos não tinham experiência prévia com o formato e acabaram encontrando algumas dificuldades pelo caminho.

Mas, calma! Não é nada de outro mundo! Afinal de contas, com um bom planejamento é possível tornar a experiência muito proveitosa. Assim é possível encontrar vantagens tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

Quais são alguns desafios desse modelo?

Motivar os funcionários

Para começar, é preciso saber se os colaboradores se sentem confortáveis com o modelo de trabalho híbrido. Uma pesquisa feita pela JLL, especialista em serviços imobiliários, mostrou que, de 2 mil profissionais 66% querem um formato híbrido. Do restante, 24% preferem o trabalho totalmente remoto e apenas 10% querem voltar para o escritório.

Outro ponto importante: isso mostra que, como a maioria dos funcionários se adaptou bem ao modelo híbrido, estão mais dispostos a fazer dele algo permanente. Se os funcionários conseguem trabalhar e entregar bons resultados com essa nova configuração, essa pode ser uma excelente alternativa.

Conciliar escalas

Garantir que a dinâmica do trabalho híbrido possa funcionar bem é fundamental. Para isso, é necessário que as escalas e horários sejam bem definidas. Isso vai ajudar no planejamento de cada um e garantir que o espaço não fique superlotado. 

Essas definições também são importantes para promover momentos de interação. Dessa forma, as oportunidades de encontro pessoal e troca de ideias podem continuar parte significativa da rotina e também garantir que elas aconteçam de forma segura para todo mundo.

Oferecer suporte adequado

Além de todo planejamento, o que vai ajudar a manter o trabalho híbrido funcionando bem é um ambiente que proporcione qualidade de trabalho nos dias em que o funcionário precisa estar no escritório e suporte para trabalhar de casa.

Se o espaço comporta bem todas as pessoas, se tem limpeza e organização, é aconchegante e funcional, tem internet de qualidade, tudo isso conta para garantir que o dia de trabalho presencial possa ser bem sucedido.

Imagem mostra pessoa filmando uma palestra

Como fazer dessa experiência produtiva?

Levando todos esses aspectos em consideração, é possível concluir que o formato híbrido exige organização e um bom planejamento para que possa funcionar bem, e que por isso, pode trazer várias vantagens como:

Bem estar: Um ponto que cada vez mais precisa ser levado em consideração é a qualidade de trabalho e de vida dos funcionários. Coloque em primeiro lugar a saúde física e emocional de cada um. Afinal, eles precisam estar bem para que o trabalho possa ser feito da melhor forma possível.

Levar em consideração a opinião dos colaboradores sobre onde trabalhar pode não se aplicar sempre mas, onde for possível escolher, promover formas onde cada um se sinta mais confortável de executar suas tarefas, especialmente em um momento de retorno às atividades como esse, pode proporcionar bem estar que vai impactar nos resultados.

Mais pessoas trabalhando ao mesmo tempo: com parte da equipe trabalhando em casa e outra parte no escritório, você pode aumentar o número de funcionários e fazer sua empresa crescer. Nessa forma de revezamento, a lotação do espaço deixa de ser uma preocupação.

Economia: como não é necessário um espaço tão grande, uma vez que nem todos os funcionários estão no lugar ao mesmo tempo, os custos de manter um grande imóvel para isso é reduzido. É aí que a opção de um espaço de coworking pode ser uma solução muito mais econômica e satisfatória.

Ou seja, com o modelo híbrido, manter grandes espaços se torna caro e desnecessário. É por isso que as empresas têm procurado por espaços de coworking, que já contam com estruturas adequadas para o trabalho e com um custo reduzido.

Se você está procurando um lugar para que sua empresa híbrida possa funcionar e que ofereça todo o suporte físico que seus funcionários precisam para trabalhar sem preocupação, agende sua visita na Blocktime Coworking, a melhor comunidade da capital paulista!


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.