fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
coworking@blocktime.com.br
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
contato@blocktime.com.br
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

Torne sua liderança mais feliz e positiva: conheça 2 ferramentas importantes

Imagem remete à liderança: uma pessoa na frente e os demais o seguindo

Torne sua liderança mais feliz e positiva: conheça 2 ferramentas importantes

Precisando de dicas para se tornar um líder ainda melhor? A gente trouxe algumas ferramentas que podem te ajudar!

Para que uma equipe alcance bons resultados é importante que cada membro faça sua parte. Para isso, cada pessoa precisa ter clareza dos objetivos, da função e do impacto das entregas. É aqui que a liderança exerce um papel importantíssimo! Estar atento ao time, apoiar e direcionar faz toda a diferença para que os objetivos conjuntos sejam atingidos. 

Mas como manter a condução da equipe, principalmente diante das dificuldades enfrentadas todos os dias? Para saber como ter uma liderança mais feliz e positiva, confira as dicas que a Blocktime Coworking trouxe para você!

Imagem mostra sala de reunião com líder feminina em pé, apresentando post-its

 

O trabalho da liderança

Durante a rotina diária do trabalho, todos nós, inclusive a liderança,  passamos por momentos de estresse e cobranças. São tarefas para executar, prazos para cumprir e metas para alcançar. E não há como fugir!

No caso do líder, além de cumprir com suas funções específicas, ele ainda é responsável por motivar, instruir, treinar e conduzir um grupo de pessoas da melhor forma. Além de não ser uma tarefa fácil, se não for bem planejada, pode trazer alguns problemas para alcançar as metas.

E quais são as características de uma boa liderança?

As habilidades de um líder, ao contrário do que muitos podem pensar, não nascem com ele, mas podem e devem ser desenvolvidas e aprimoradas com o tempo. Mas quais são as características principais para ter uma liderança efetiva e de sucesso? Veja algumas delas:

1. Comunicação

Para ter uma boa relação com o time, é fundamental se comunicar bem. Isso exige não apenas saber o que falar, mas o tom e a forma para não ser mal interpretado. Por outro lado, também é importante ouvir, pois a comunicação é uma via de mão dupla.

2. Pedir e dar feedback

O feedback serve para avaliar o que deu certo e o que precisa ser melhorado. A liderança deve realizá-lo com a equipe de maneira frequente e, também, é importante que todos se sintam à vontade para fazer o mesmo, apontando os pontos fortes e de desenvolvimento do líder.

3. Conhecer a equipe

É importante conhecer bem as pessoas com quem estamos trabalhando. Assim, fica mais fácil aproveitar melhor as habilidades de cada um e dar oportunidades de aprimorar os pontos que precisam ser desenvolvidos. Estabelecer relações de confiança também melhora o desempenho e aumenta o senso de coletividade e união.

4. Ensinar pelo exemplo

Não adianta distribuir responsabilidades e agir diferente do que se requer das outras pessoas. Um líder empenhado em cumprir suas tarefas, em promover um ambiente saudável e que trate bem as pessoas, estimula todos a fazer o mesmo, além de inspirar confiança.

Imagem ilustrativo de barquinhos de papel, representam líder na frente e demais seguidores

5. Melhorar suas habilidades

Quem está em uma posição de liderança nunca deve parar de aprender. Por isso é importante melhorar as habilidades constantemente. É preciso estar atualizado com as tendências da sua área e nunca considerar que já sabe de tudo. Sempre existe algo que pode ser aprimorado.

6. Valorizar os talentos de cada um

Motivar e incentivar o que cada pessoa sabe fazer de melhor é uma qualidade importante da liderança. Por isso, seu papel não é podar os outros, mas dar oportunidades de crescimento, estimulando seus liderados para que possam progredir.

7. Delegar tarefas

Um bom líder sabe que não pode fazer tudo sozinho, por isso distribui as tarefas de acordo com as habilidades de cada um. E mais: treina e acompanha para garantir que não fiquem dúvidas, dando a autonomia necessária para que cada pessoa faça sua parte.

8. Ser otimista

Mesmo diante dos desafios que possam surgir, o líder precisa se manter motivado e otimista. Sua atitude diante das situações também vai ser observada e pode contagiar os demais. 

Quais as ferramentas para uma liderança mais feliz?

Tudo o que a liderança faz pode impactar diretamente os funcionários e os resultados do trabalho. Para te ajudar nessa jornada desafiadora, mantendo o otimismo e a capacidade de continuar motivando sua equipe, nós trouxemos duas sugestões de ferramentas. Acompanhe com a gente!

1. Colocar as coisas em perspectiva

Sabe aquela história de ver o copo meio cheio ou meio vazio? Tudo depende de qual ponto de vista você decide observar as situações. É a forma que cada pessoa tem de enxergar o mundo. Essa perspectiva pode ser negativa ou positiva.

Uma liderança positiva se baseia em ver pela perspectiva otimista, sem deixar de ser realista. Não é porque você procura enxergar as coisas positivamente que os problemas serão ignorados, mas dessa forma você consegue vislumbrar para além deles, em busca de soluções.

2. Manter um diário 

Uma forma de reconhecer o que acontece de positivo é manter um registro disso. Você não precisa trazer todos os detalhes do seu dia, mas pode experimentar escrever sobre coisas que aconteceram pelas quais é grato. Pode ser uma tarefa simples, mas o exercício constante vai fazer com que você enxergue mais coisas boas do que normalmente vê.

Portanto, ao estabelecer esse hábito, podemos ser estimulados a nos tornar pessoas mais positivas e confiantes, porque temos a tendência de ver os erros e camuflar o que pode ser comemorado. 

Viu como coisas aparentemente simples podem ajudar você a se tornar um líder mais eficaz e feliz? Conte sempre com a Blocktime Coworking para trazer dicas de como melhorar o seu desempenho e da sua equipe. Além disso, não esqueça que aqui você e seu time encontram o melhor espaço de coworking para trabalhar sem preocupações!


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.