06 jan Tendência no ar: saiba tudo sobre o futuro dos espaços de trabalho
A Blocktime Coworking está atenta a todas as tendências! Veja quais as principais mudanças e como devemos nos preparar.
Não há mais dúvida, a forma de trabalho mudou. Em um mundo ágil, a expressão “novo normal” já não existe, o futuro é agora e o novo já é normal. Confuso? Aceita que dói menos: as formas de trabalho já mudaram, não serão mais as mesmas e, quando a pandemia acabar (sim, ela acabará), os “novos” espaços de trabalho, deixarão de ser novidade.
Existimos para otimizar seu tempo, sendo assim, a Blocktime Coworking está aqui hoje para te apresentar as tendências dos espaços de trabalho. Preparado?
Em plena expansão
Não é de hoje que ouvimos que a flexibilidade, a mobilidade, a colaboração, a sustentabilidade e a qualidade de vida não apenas gerariam diferencias competitivos nas empresas, como também, aumentariam o engajamento e a preservação dos talentos nos times de trabalho.
Pois é… eis que estamos aqui, iniciando 2021 marcados pela adaptação e aceleração que o ano passado proporcionou e, reforçando uma das máximas da área de Recursos Humanos: adaptação à mudança é uma competência necessária, pois a mudança vem de qualquer forma.
E não é que veio? Muitas empresas se viram de um dia para o outro, tendo que reinventar toda a forma de trabalho e, quando falamos em retornar ao trabalho presencial, o futuro dos escritórios é bem diferente do que conhecíamos.
O revezamento entre home office e o trabalho presencial já é realidade. Para os empresários, repensar os espaços para gerar competitividade e otimizar gastos, tornou-se uma exigência. Hoje em dia, seja empreendedor ou colaborador de pequenas empresas a multinacionais, quanto mais flexível o ambiente de trabalho, mais adaptado ele está.
É tudo uma questão de tendência
Espaços flexíveis de trabalho, como os coworkings, deixam de ser apenas lugares que concentram startups, autônomos, freelancers e pequenas empresas. Neles, reinam as principais tendências:
-
Feliz sim, por que não?
A felicidade virou valor. Encontrar momentos de satisfação e riso fácil ao longo da jornada de trabalho já virou motivo de escolha para escolher iniciar ou permanecer em uma empresa. E acredite, é possível intercalar descontração e concentração. Fora que passamos mais tempo na empresa do que em casa.
-
Experienciar é vida!
A valorização da experiência do trabalho também é uma tendência. Muitas empresas têm adotado a metodologia do Employee Experience em que o foco torna-se a jornada dos funcionários. Quanto melhor a experiência, maiores as taxas de engajamento das equipes, pense nisso!
-
Me identifico, logo existo!
A personalização dos espaços de trabalho gera identificação e sentimento de pertencer. Fazer do local de trabalho uma extensão de ambientes que as pessoas gostam de frequentar, ou até mesmo da própria casa, é uma tática para deixar os funcionários mais à vontade e, assim, mais criativos e produtivos. Ficou curioso? O Airbnb é um exemplo de referência dessa tendência.
-
A integração do interior com o exterior
Espaços de trabalho mais livres e conectados ao ambiente externo são mais atrativos hoje em dia. Poucos são os que preferem ambientes fechados ao invés de uma bela vista. Pudemos vivenciar no ano passado o que é estar fechado constantemente em um ambiente, então, quanto maior a liberdade, melhor. E se tiver um verdinho então, nem se fala!
-
A diversidade de espaços
Essa tendência tem a ver com pluralidade, ou seja, as pessoas não são iguais. Existem pessoas introvertidas e extrovertidas, por exemplo. Assim, quanto mais diversos foram os espaços de trabalho entre, por exemplo, salas compartilhadas e salas privativas, lugares abertos e fechados, maior o índice de aprovação.
-
Tecnologia
A tecnologia tem sido uma grande aliada no cenário atual. Com ela, é possível oferecer lugares mais seguros, oferecendo diversas ferramentas que auxiliam nas medidas de prevenção e segurança.
A tendência de espaços de trabalho com controle de acesso remoto está em ascensão, por exemplo. Isso gera maior flexibilidade, evitando contato pessoal e aglomeração nas entradas de empresas, condomínios, aliado com sensores de monitoramento de temperatura corporal, por exemplo.
Gostou? Como estamos sempre de olho e atentos a todas as tendências, do home office ao espaço ideal para a atuação da sua empresa, a Blocktime Coworking se adapta a você! Confira nossos serviços e encontre a melhor forma de otimizar o seu tempo!
João Marcos Guirau
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.