fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
coworking@blocktime.com.br
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
contato@blocktime.com.br
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

Startup unicórnio: como me tornar uma?

Imagem de unicórnio inflável no horizonte

Startup unicórnio: como me tornar uma?

O artigo de hoje não é sobre seres mitológicos, lendas e fábulas. É sobre histórias reais, de empresas que, de tão valiosas, são consideradas raras.

Com o número de empreendedores crescendo exponencialmente no Brasil, principalmente no cenário atual, muitos realmente se encontraram, visualizaram altas possibilidades de crescimento e buscam cada vez mais formas de inovar.

A Blocktime Coworking vem desmistificar o termo startup unicórnio, já comum no universo corporativo, e  trazer para você a origem do conceito, o que é preciso para se tornar uma startup unicórnio e quais são as mais famosas hoje em dia. Acompanhe com a gente!

Imagem mostra homem lendo jornal, na capa está escrito Business

 

E essa mistura de termos?

Vamos começar do começo? Startups são empresas novas que possuem um modelo de negócio repetível e escalável em um cenário de incertezas. Ou seja, algo que ofereça um produto e/ ou serviço que se repete constantemente e que pode crescer em grandes escalas. 

Sobre os cenários de incerteza, todos nós sabemos bem há um ano e pouco o que significa, não é mesmo?  

Os unicórnios são seres mitológicos, presentes nas histórias antigas. Conhecidos como raros e difíceis de encontrar, são criaturas mágicas, dóceis, com corpo de equino e cauda de leão. Com um único chifre no centro da cabeça, as lendas contavam que todo o seu poder se concentrava ali, juntamente com as propriedades mágicas do sangue e dos pelos. 

A expressão startup unicórnio foi criada pela investidora anjo Aileen Lee. Em um dos artigos que escreveu, ela denominou como startups unicórnios um grupo seleto de 39 empresas que, naquela época, haviam alcançado a marca de serem avaliadas em 1 bilhão de dólares.

Ou seja, quando usamos o termo startup unicórnio, estamos nos referindo a uma posição difícil de alcançar e, principalmente, de manter. Mas, como já dissemos no início do artigo, estamos falando de histórias reais. Por isso, pode não ser nada fácil, mas não impossível. Para isso, é preciso disciplina e algumas características.

Ficou curioso? Continue com a gente e descubra o que você precisa para compor esse alto escalão da “mitologia”.

 

Foco na essência

Uma base frágil não sustenta nenhuma estrutura. Por isso, é preciso ter desde o início uma definição clara e objetiva do propósito da empresa. Um bom começo pode ser responder a duas perguntas essenciais como: por quê minha empresa existe e onde queremos chegar? 

Se houver qualquer fragilidade nessas respostas, pare, volte duas casas e inicie novamente a jornada. 

 

Inspirar e respirar tecnologia 

A sua empresa pode não ser do ramo, mas ela precisa de tecnologia para inovar e para automatizar. Essa é a essência de toda startup, faz parte do DNA olhar para o futuro e desenvolver formas de fazer melhor e mais rápido do que hoje. 

 

O cliente como centro do foco

Essa dica aqui é valiosa: quanto mais focar em se tornar uma startup unicórnio, menos você alcançará seu objetivo. Como assim? É importante ter esse objetivo na mira, mas ele não deve ser o principal. 

A maior parte da energia deve estar concentrada na funcionalidade do seu produto/ serviço para o cliente. Coloque-se no lugar dele e foque na experiência. Quanto mais essa conta fechar, mais perto sua empresa estará do grupo bilionário de unicórnios. 

 

Invista no time

Uma equipe capacitada e engajada é mais que essencial. Todos conhecem os objetivos? Todos estão alinhados e se sentindo parte da caminhada? Olhe para seu time, invista na gestão de pessoas, valorize a importância de cada um. 

Imagem de empresa com pessoas conversando

 

Networking? Temos!

A conexão da sua rede deve estar ativa e atenta! Invista na exposição, esteja em destaque, nos principais tópicos de discussões, promova e/ ou participe de eventos onlines e presenciais), se faça presente! 

E falando em presença, será que você conhece algumas das principais startups unicórnios presentes em nosso dia a dia? Certamente você utiliza a maioria, só faltava conhecer esse detalhe. Aí vão elas: IFood, 99, Nubank, Pagseguro, Ebanx, QuintoAndar, Loggi, Stone. 

E aí? Conta para a gente quais delas compõem a sua rotina! Conseguimos te inspirar? Quem sabe a sua empresa não fará parte de um próximo artigo, sobre esse grupo que cresce cada vez mais?

Enquanto inicia a sua jornada para se tornar uma startup unicórnio, você pode contar com nossos espaços e serviços. A Blocktime Coworking acredita que todo empreendedor é um herói e, por isso, nada é impossível, basta acreditar e se dedicar! Vem com a gente!


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.