fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
coworking@blocktime.com.br
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
contato@blocktime.com.br
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

Reduza os gastos do seu negócio. Confira as dicas!

Imagem mostra mesa com calculadora e contas

Reduza os gastos do seu negócio. Confira as dicas!

Descubra como definir metas de redução de gastos e envolver sua equipe neste objetivo

Diante de um mercado competitivo, instabilidade econômica e crises que podem colocar a empresa em risco, precisamos fazer de tudo para impedir prejuízos consideráveis. Nesse contexto, reduzir os gastos é uma das medidas que devem ser tomadas.

Para economizar com assertividade, sem comprometer a qualidade do seu trabalho e os processos do seu negócio, você precisa de foco e planejamento. Confira algumas alternativas que podem auxiliar na redução dos gastos da empresa.

Imagem mostra seta de crescimento

Analise os custos e as despesas do seu negócio

Em primeiro lugar, você deve saber diferenciar custos de despesas. Por mais que esses termos tenham significados muito próximos, em um contexto corporativo, eles devem ser analisados separadamente. 

Para reduzir os gastos de seu negócio, você deve entender o que cada um significa. As despesas, geralmente, estão relacionadas ao valor que a empresa paga para que sua estrutura esteja em funcionamento.

Elas incluem, portanto, gastos com aluguel, energia, água, internet e segurança, por exemplo. Em outras palavras, as despesas se referem ao tudo o que é essencial para que você tenha condições de investir nos processos do seu negócio.

Já os custos dizem respeito ao produto final de sua empresa. Eles incluem compra de matéria prima, investimento em marketing, contratação de mão de obra, aquisição de equipamentos, embalagens, entre outros.

Tendo isso em mente, separe as despesas dos custos e avalie como reduzir os gastos em cada categoria. Veja, a seguir, como você pode economizar em cada um desses elementos. 

Como reduzir as despesas da minha empresa?

Tendo em mente que as despesas estão relacionadas à parte estrutural do seu negócio, vamos às dicas de como reduzi-las.

Otimize espaços: Avalie se o espaço que abriga sua empresa está coerente com as atividades exercidas. Grandes salas com poucos funcionários, por exemplo, simbolizam gastos desnecessários. Se possível, invista em um espaço menor.

Invista em sustentabilidade: É possível reduzir significativamente as despesas com água e energia elétrica com simples medidas. Opte pela luz e ventilação natural e faça manutenção preventiva de sistemas elétricos e hidráulicos.

Aposte em coworking: Se você trabalha sozinho ou com pequena equipe, é bem mais econômico alugar um espaço de trabalho compartilhado ao invés de manter despesas com sala comercial. 

Em um coworking, as despesas são compartilhadas pelos profissionais dividem os espaços. Dessa forma, você não precisa se preocupar com manutenção, data de vencimento de contas e modernização dos ambientes, por exemplo.

Além disso, você terá à sua disposição ambientes equipados com TV, impressora, telefone e armários. O coworking também conta com copa, área de descompressão e salas privativas.

Imagem mostra colaboradores fazendo cálculos

Como reduzir os custos da minha empresa?

Para reduzir os gastos relacionados ao produto final ou serviços prestados por sua empresa, é importante focar em alguns elementos fundamentais. Veja quais são eles:

Invista em tecnologia digital: Digitalize documentos e aposte na assinatura digital para oficializar contratos. Com isso, você economiza materiais de escritório, como papel, carimbos, tonner, envelopes, arquivos, entre outros. 

Treine sua equipe: Apostar em boa comunicação vai te ajudar a reduzir os gastos de sua empresa. Deixe claro aos colabores o que, como, quando e para que tal atividade deve ser realizada. Isso evita mal entendidos e refações.

Automatize tarefas: Invista em softwares e recursos de inteligência artificial para realizar atividades repetitivas e maçantes. Libere as pessoas para desempenhar funções mais estratégicas e criativas. 

Aposte no trabalho remoto: Nem todas as atividades demandam presença física dos profissionais na empresa. Algumas funções podem ser desempenhadas em qualquer lugar que conte com um bom sinal de internet e um notebook.

Ao reduzir os gastos nessa categoria, automaticamente, você reduzirá despesas com locação de espaço, estações de trabalho, transporte dos funcionários, entre outros.

Se aproprie de um bom sistema de gestão: Todas as dicas que compartilhamos até agora culminam em estratégias eficazes de gestão. Afinal, elas dizem respeito à comunicação integrada, digitalização, automação e otimização de processos. 

Providencie ferramentas de gestão, como softwares e aplicativos que são capazes de coletar e analisar dados. Por meio deles, você será capaz de gerenciar tarefas e promover um canal produtivo e eficaz para todos os processos de sua empresa. 

Como manter a produtividade e o lucro ao reduzir os gastos?

Como você pôde notar, reduzir os gastos de uma empresa demanda eficiência, estratégia e inteligência. Isso é mais significativo ainda em tempos de crise econômica ou em contextos que implicam uma revisão do setor financeiro.

Para manter a margem de lucro, não espere a situação se agravar para tomar uma iniciativa. Comece a adotar alternativas mais econômicas, independente do saldo bancário de sua empresa.

Negocie valores com seus fornecedores, faça promoções e invista em estratégias de marketing de conteúdo para alcançar mais clientes.  Não deixe de apostar em medidas mais sustentáveis.

Essas medidas não vão prejudicar seu produto ou serviço. Na verdade, elas promoverão o fortalecimento da cultura da empresa e implicarão em uma imagem positiva do seu negócio.


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.