fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
coworking@blocktime.com.br
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
contato@blocktime.com.br
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

Por que os freelancers estão optando por trabalhar em um espaço de coworking?

Imagem mostra pessoa trabalhando no notebook, com uma xícara de café na mão

Por que os freelancers estão optando por trabalhar em um espaço de coworking?

O ambiente de trabalho compartilhado oferece a flexibilidade que um freelancer precisa para fazer suas tarefas com foco e qualidade

Desde que o espaço de coworking foi criado, ele tem atraído cada vez mais profissionais que não abrem mão de uma boa infraestrutura para trabalhar com foco e entregar bons resultados para os clientes.

Não é à toa que a quantidade de freelancers que buscam por ambientes de trabalho compartilhados está crescendo a cada ano. Você sabe quais são as causas desse novo cenário? A gente te explica!

Imagem mostra mão de 2 pessoas apontando para tela do notebook

Espaço de coworking e trabalho autônomo

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o número de profissionais autônomos no Brasil é de, em média, 23 milhões, o que explica o crescimento da população freelance no país.

Diante desse cenário, surge o questionamento: Afinal, o que tem causado o aumento desse tipo de trabalho? A resposta vai depender de cada caso particular, mas a gente pode sugerir alguns palpites:

  • Horário de trabalho flexível;
  • Liberdade para elaborar o próprio plano de atividade;
  • Aumento do networking;
  • Possibilidade de trabalhar como nômade digital;
  • Maior liberdade;
  • Melhor qualidade de vida;
  • Ficar longe do trânsito e de transporte público lotado;
  • Aumento de profissões que possibilitam o trabalho remoto.

Claro que nem tudo são flores. Ser freelancer também pode trazer desvantagens, como perda de foco, principalmente se você trabalha em casa e tem que lidar com ruídos e com aqueles problemas típicos de família grande.

Esse tipo de atividade também tende a gerar uma sensação de solidão, já que não existe aquela conversa na hora do almoço para dar descontrair com os colegas de equipe.

Mas, a boa notícia é que, justamente para evitar esses pontos negativos, os freelancers que se preocupam com a qualidade das suas entregas investem em espaço de coworking. 

Imagem mostra mesa de trabalho com 2 notebooks

Por que investir em espaço de trabalho compartilhado?

Além das duas justificativas anteriores (evitar a solidão e manter o foco no trabalho), existem outras razões para você apostar em um bom espaço de coworking. Veja a seguir quais são:

Espaço dinâmico e flexível: é uma ótima alternativa para freelancers que buscam por uma rotina pautada na disciplina e ter acesso a infraestrutura completa, com móveis ergonômicos, boa rede de internet e sala de reunião.

Melhor custo-benefício: os planos de um espaço de coworking são flexíveis e acessíveis. Você pode reservar por hora, diária ou por mês, dependendo do seu perfil e necessidades. 

Foco: Para quem divide o apartamento com amigos, mora com a família ou vive em um motorhome, nada como ter aquele espaço tranquilo para poder trabalhar sem interrupções. 

Cada coisa no seu lugar: equilibrar a vida pessoal e profissional também é uma vantagem do coworking. Dessa forma, você saberá exatamente quando deve descansar, ficar longe do computador e aproveitar sua casa. 

Maior produtividade:  durante o tempo em que o freelancer está no coworking, ele evita distrações em redes sociais e outros contextos que poderiam prejudicar a produtividade. 

Pausas para almoço: nem sempre é possível parar para o almoço quando se trabalha em casa. Algumas pessoas acabam comendo em frente ao computador. Em um coworking, você só não vai parar se não quiser.

Espaço para descanso: em casa, é difícil relaxar, principalmente se você tem pouco espaço. Em um coworking moderno, existe um espaço criado especialmente para esse momento de relaxamento e descompressão.

Lugar para fazer novas amizades e contatos profissionais: o networking é um dos principais benefícios de um coworking. Você pode ampliar sua rede de contatos, firmar parcerias, conhecer gente legal e ainda ampliar sua visão de negócio. 

Base para receber clientes e parceiros: seja para receber clientes e fornecedores pessoalmente ou até mesmo fornecer um endereço empresarial, o espaço de trabalho compartilhado faz toda diferença para freelancers. 

E aí? Partiu fazer um freela e ter acesso a todos os benefícios que mencionamos aqui? A Blocktime Coworking conta com 3 unidades, localizadas nas melhores regiões de Pinheiros e da Vila Mariana.

Acesse nosso site e agende uma visita para ver de perto nossos diferenciais e conhecer todas as  facilidades que proporcionamos, para garantir que você trabalhe com foco na qualidade da entrega e, claro, nos bons resultados financeiros.


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.