fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
coworking@blocktime.com.br
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
contato@blocktime.com.br
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

ORIGEM DO COWORKING: ONDE TUDO COMEÇOU E QUEM PARTICIPOU DA HISTÓRIA DESSE CONCEITO

ORIGEM DO COWORKING

ORIGEM DO COWORKING: ONDE TUDO COMEÇOU E QUEM PARTICIPOU DA HISTÓRIA DESSE CONCEITO

 

EM 2005, NA CIDADE DE SÃO FRANCISCO (CALIFÓRNIA) SURGIA O PRIMEIRO ESPAÇO COMPARTILHADO DE TRABALHO

Ao longo das décadas, o conceito dos espaços compartilhados de trabalho evoluiu, consolidou-se e se popularizou.

 

Um lugar de trabalho sem divisórias, seja entre colaboradores de uma mesma empresa, seja entre colaboradores de organizações diferentes. Um espaço perfeito para compartilhar conhecimento, contatos e, claro, fazer novos negócios.

Esse é o conceito atual de coworking, que 20 anos atrás começava a tomar forma.

Em 2002, em Viena, a antiga fábrica Schraubenfabrik (perdão pelo meu sotaque 🤷🏽‍♂️) converteu-se em um dos primeiros espaços compartilhados de trabalho. Além da queda das paredes que separavam departamentos, outro símbolo de status também veio abaixo: a sala do chefe. 

A partir dali, líderes e colaboradores puderam ao menos enxergar-se como iguais, à medida que compartilhavam o mesmo espaço.

EM 2005, O CONCEITO DE COWORKING MATERIALIZA-SE ATRAVÉS DO PROGRAMADOR AMERICANO BRAD NEUBERG

3 anos após a Schraubenfabrik, em 2005, o programador americano Brad Neuberg buscava por um novo modelo de trabalho. 

Nele, profissionais independentes (nossos queridos freelas ❤ ️) poderiam desfrutar da infraestrutura de um escritório e desenvolver seus próprios projetos, mas sem o isolamento e falta de networking do home-office.

Esse foi o San Francisco Coworking Space, fundado na cidade de São Francisco (Califórnia) e considerado o primeiro coworking moderno. Em 2006, o espaço evoluiu e Neuberg contou com mais parceiros para fundar o The Hat Factory.

DEPOIS DE ESCALAS EM VIENA E SÃO FRANCISCO, O CONCEITO DE COWORKING GANHA O MUNDO

Desde então, o conceito ganhou cada vez mais espaço pelo mundo, em função dos benefícios para empresas e colaboradores. Você já conhecia a história sobre a origem do coworking? 

 


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.