fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
coworking@blocktime.com.br
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
contato@blocktime.com.br
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

O trabalho remoto pode ajudar a reduzir a desigualdade de gênero? Saiba tudo!

Imagem de homem e mulher dividindo mesa de trabalho

O trabalho remoto pode ajudar a reduzir a desigualdade de gênero? Saiba tudo!

Descubra como o crescimento do trabalho remoto impacta nas questões relacionadas a desigualdade de gênero no mercado de trabalho

O impacto sofrido pelo mercado em 2020, graças a pandemia de COVID-19, fez com que muitas empresas fizessem a transição do trabalho presencial para o remoto. O modelo, mais flexível e econômico, foi a saída encontrada pelas empresas para lidar com a crise.

A experiência do home office se mostrou tão positiva que o questionamento agora é se, após a vacina, determinadas funções realmente precisam ser desempenhadas presencialmente ou podem continuar de forma remota.

Mas, levando em consideração o impacto do trabalho à distância nos lares brasileiros, é natural que você se pergunte se essa nova forma de trabalho ajudaria ou não a reduzir a desigualdade de gênero no mercado. 

Pensando nisso, nós da Blocktime Coworking preparamos um conteúdo especial para você conferir. Vamos nessa?

Imagem mostra mulher trabalhando em home office

Trabalho remoto, o futuro do mercado

Segundo a Agência Brasil, até julho de 2020, o home office já tinha sido adotado por 46% das empresas durante a pandemia. O número cresceu ainda mais até o final do ano e o efeito positivo fez com que empresas pensem em adotar o modelo definitivamente.

Junto a isso, esse modelo foi aprovado por 80% dos gestores de empresas no país. Não é à toa, o trabalho à distância diminui significativamente os custos de estrutura dos espaços de trabalho. 

Portanto, o importante a lembrar é que, quando falamos sobre trabalho remoto, não nos limitamos ao estilo home office. Essa forma de trabalho pode ser desempenhada em coworkings, espaços específicos de trabalho, e por isso, vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e crescendo no gosto das pessoas.

Para entender mais sobre essa tendência, saiba tudo sobre o futuro dos espaços de trabalho.

O impacto na rotina dos trabalhadores

Que o mercado de trabalho se apresenta de forma desigual para homens e mulheres, isso não é segredo nenhum. Mas você já se perguntou como essa transformação do mercado e a adoção do trabalho remoto impactam a desigualdade de gênero?

Se você é inquieto como nós e tem os mesmos questionamentos, vamos te apresentar as vantagens e desvantagens desse estilo de trabalho. E mais: o que pode ser feito para amenizar os problemas do home office.

Imagem de mãe e filho na frente do computador

Impactos positivos

Se, em alguma medida, o trabalho à distância é uma preocupação para uma parcela do mercado, no setor financeiro ele é visto como uma possibilidade benéfica, pelo menos para as mulheres.

A longo prazo, estima-se que o modelo vai ajudar a reduzir a desigualdade de gênero no setor. Isso porque, a flexibilidade de se trabalhar de forma remota pode ajudar mulheres, que muitas vezes são vistas com desconfiança pelo mercado de trabalho, a manterem seus cargos.

No setor financeiro, essa mudança se faz mais positiva uma vez que esse é um dos ramos que mais apresentam desigualdades de gênero. Logo, ele serve de termômetro para outros setores.

Impactos negativos

Como nem tudo são flores, o modelo de trabalho remoto também apresenta desvantagens. Principalmente quando desempenhado no modelo home office. Uma vez que ele apresenta riscos no que diz respeito à precarização do trabalho.

Ao desempenhar seu ofício em casa, é possível que você caia em algumas armadilhas como a falta de disciplina, organização e comprometimento. Por não ser um local próprio para o trabalho, a concentração e o foco podem te deixar na mão.

Outros problemas também podem acontecer, como o aumento do fluxo de trabalho, por não conseguir definir bem qual o horário do trabalho e qual o horário do descanso. Além disso, distrações estão por toda parte.

Logo, você deve estar se perguntando: Ok, mas como resolver isso? Nós trazemos a solução!

Imagem de mesa de trabalho no home office

A tendência dos coworkings

Os coworkings são uma tendência de mercado e uma boa saída para o trabalho à distância. Com uma infraestrutura adequada para te receber, eles geralmente têm opções de espaços privativos ou compartilhados, para atender a diferentes interesses.

Atualmente são os coworkings as melhores soluções para o trabalho remoto. Uma vez que não apresentam as dificuldades do home office e ainda contribuem para a produtividade e o networking do trabalhador.

Mas, para saber mais sobre essa tendência do mercado, confira os benefícios e vantagens de alugar uma sala privativa em um coworking. Temos certeza que você vai se apaixonar.

Vem conhecer a Blocktime Coworking

Nós da Blocktime Coworking oferecemos o espaço certo para suprir as suas necessidades. Conforto, tranquilidade, estilo e segurança são algumas das características das nossas três unidades na cidade de São Paulo: Heroes, Urban e Express.

Nelas você encontra espaços compartilhados, salas privativas, salas de reunião, copas equipadas, segurança 24 horas e espaços de trabalho pet friendly. Quer melhor? Estamos disponíveis para te ajudar a otimizar o seu tempo, acesse nosso site e entre em contato.

Ah! E para continuar acompanhando nossos conteúdos sobre coworkings, mercado de trabalho e muito mais, continue acompanhando nosso blog. Abraço!


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.