fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
coworking@blocktime.com.br
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
contato@blocktime.com.br
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

O que são redes sociais e como elas podem ajudar na divulgação do meu negócio?

Imagem mostra tela de celular com todos os ícones das redes sociais

O que são redes sociais e como elas podem ajudar na divulgação do meu negócio?

Iniciando agora nesse universo? Descubra porque as redes sociais vieram para ficar e o que as torna tão essenciais para a sua empresa.

Já ouvimos diversas vezes por aí que o ser humano só sobrevive em comunidade. Se estamos investindo em nossa existência? Esse é assunto para outro artigo… Fato é: somos seres sociáveis e, ao longo de nossa história, vivemos em grupos. E por falar em grupos, você sabe o que são redes sociais?

Esses grupos, geralmente existem por conta de identificação: sejam crenças, valores ou até mesmo hobbies, costumamos nos aproximar dos nossos similares. Não adianta fugir, fazemos parte e possuímos vários tipos de redes sociais (comunidades) desde o “Planeta dos Macacos”.

Hoje, no “planeta dos homens”, as redes sociais fazem parte da nossa vida. E por mais que convivamos, boa parte das relações (pessoais, de consumo e empresariais) são estabelecidas online. Quer saber mais? Junte-se à rede da Blocktime Coworking e acompanhe com a gente!

O que são, como sobrevivem e do que se alimentam?

O guru do marketing digital, Neil Patel, define rede social como “uma estrutura formada para conectar pessoas de acordo com seus interesses e valores, o que pode acontecer tanto no ambiente online (onde o conceito se tornou mais conhecido), como também fora da internet, como é o caso de organizações que defendem uma causa comum”.

Atualmente as redes sociais mais comuns são as online, e antes mesmo da pandemia, a interação social por meio da internet já estava predominando. E por mais que muita gente ache que são apenas para entretenimento, o alcance delas tem se tornado cada vez maior.

Acha que não? Relacionamento, conversação, divulgação e fidelização da marca, busca por emprego, propagandas, compra e venda, fóruns, reconhecimento, compartilhamento, conversão de leads… as possibilidades são infinitas.

Imagem mostra todas as redes sociais no celular

Mídias sociais X Redes sociais

Será que existe diferença entre os 2 termos? Sim, existe. De uma forma mais simples: nas mídias sociais o foco é o compartilhamento e nas redes sociais o que predomina é a interação.

Ou seja, as mídias sociais são todos os canais ou ferramentas que promovem e permitem a divulgação de conteúdos e mensagens. Antigamente o termo não era tão popular, porque essas redes não permitiam tantas interações quanto hoje.

Elas só passaram a ser vistas como ferramentas online quando foi possível divulgar conteúdos e ao mesmo tempo permitiram e incentivaram comentários e interações entre pessoas.

Entretanto, as redes sociais englobam um cenário mais amplo, ou seja, são todas as relações entre grupos de pessoas. Essas redes de relacionamento, necessariamente, não precisam estar apenas no âmbito digital. 

Complicou? Lembre-se: toda mídia social, também é uma rede social, porque permite a interação entre pessoas. E as redes sociais no ambiente digital são uma categoria das mídias sociais!

Na prática: o Youtube é tanto uma rede social quanto uma mídia social, porque apesar do seu foco ser apenas a mídia (divulgação dos conteúdos em vídeos), ele permite que pessoas cometem e interajam nesse conteúdo postado. Já o Facebook, é uma rede social, porque o foco é totalmente voltado para o relacionamento entre pessoas, mesmo que ele possua um espaço para empresas com divulgação comercial.

Nas paradas de sucesso

O relatório Digital in 2019 mostra que o Brasil é o segundo país que mais consome redes sociais no mundo! Acredite ou não, utilizamos em média três horas e meia por dia. Segundo os dados, as cinco redes sociais mais utilizadas no ano passado foram:

 

Youtube

Quer compartilhar vídeos? O Youtube é o melhor lugar! Todo o conteúdo da plataforma é compartilhado por usuários por meio de canais: trailers, videoclipes, vídeos caseiros, documentários, filmes, videoclipes, transmissões ao vivo, tudo na sua tela em segundos.

Facebook

Ao criar um perfil pessoal ou uma fanpage, o caminho é praticamente sem volta! A rede social mais utilizada do mundo é uma plataforma em que, como usuário, você praticamente adquire o poder do teletransporte!

Nele, você pode se conectar com pessoas do mundo inteiro, encontrar quem nunca imaginou e mais: compartilhar conteúdos, fotos, participar de comunidades para abordar um assunto em comum, seguir páginas de lugares, pessoas, eventos de interesse, interagir por mensagens instantâneas, criar uma página comercial, além de “curtir” tudo que gosta.

Whatsapp

Tão importante na nossa vida hoje quanto respirar, o Whatsapp quase acabou com as companhias telefônicas e praticamente esquecemos o que é DDD.

É isso mesmo, criado para smartphones, podemos realizar chamadas de voz, vídeo ou trocar mensagens de texto, apenas conectados à internet. É por aqui também que compartilhamos emojis, memes, figurinhas, gifs e as tão famosas fakenews.

Brincadeiras à parte, o Brasil é o país que mais utiliza essa rede social, principalmente para troca de mensagens.

Instagram

São tantos momentos incríveis, que é preciso compartilhar não é? Fotos, vídeos, efeitos… a rede social criada para compartilhamento de fotos virou uma febre e gerou até polêmicas sobre a pressão da quantidade de “curtidas”.

Curtindo ou não, foi por aqui que vários influencers digitais ficaram famosos. No Instagram, é possível criar perfis pessoais, empresariais, compartilhar conteúdos e segui-los conforme o interesse. Além de rede social, tornou-se uma rede comercial de forte influência.

Facebook Messenger

Mais do que “o bate-papo do Facebook”, o Facebook Messenger cresceu tanto que virou uma rede social apartada de comunicação. Concorrente do Whatsapp, o “mensageiro” é utilizado para interação através de chamadas de vídeos, voz, mensagens de texto, emojis, GIFs, adesivos, etc.

Nem imaginava que tantos tipos de redes sociais “influenciavam” tanto na sua vida né? A lista não tem fim: em sexto lugar o Twitter e em sétimo o Linkedin.   

Ainda não conseguiu associar qual a importância de tudo isso para a sua empresa? É comportamento humano puro: hoje, o cliente precisa associar a marca ao que faz sentido na vida dele. Sim, é a famosa afinidade que, se não bem utilizada, pode levar sua empresa para o paredão na primeira semana.

 

E por que elas são tão importantes para minha empresa?

Imagem de meme brasileiro que mostra criança com dúvida

 

Segundo a ComScore, os brasileiros ocupam 10% do tempo gasto nas redes sociais pelo mundo inteiro. Ou seja, sua empresa precisa aparecer para esse público! Como? Tornando-se atrativa!

Todos os usuários hoje seguem marcas, esse é um dos marcos da tecnologia em nossas vidas: a influência no comportamento do consumidor. Para que sua empresa seja seguida, é necessário que as pessoas se identifiquem com suas práticas e valores.

Investir em marketing digital é investir em conteúdo. Já ouviu falar que ele é o rei? É isso mesmo, só que agora, além de ser rei, ele é a corte inteira! O que sua empresa compartilha, posta, divulga, segue e apoia, atrai o público que você quer atingir.

É por essas e outras que as redes sociais tornaram-se fundamentais para gerar destaque ao seu negócio. Ainda precisa de um norte? Que tal investir inicialmente no Facebook e no Instagram? Antes de mais nada, pense em qual é o público-alvo e onde ele está marcando presença. Para relembrar a importância e quais os melhores caminhos, confira nosso artigo: É possível gerar negócios por meio das redes sociais?.

E aí? Já entendeu o impacto e relevância das redes sociais para sua empresa? A Blocktime Coworking te ajuda não só a marcar presença na Era Digital, mas também, em espaços físicos que podem representar a sua empresa! Conte com a gente!


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.