fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
coworking@blocktime.com.br
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
contato@blocktime.com.br
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

O que é Networking e como criar bons relacionamentos?

Imgem mostra três mulheres em sala de reunião

O que é Networking e como criar bons relacionamentos?

Confira a importância de estabelecer bons contatos nas relações profissionais. Acredite! O encontro e a continuidade desses relacionamentos podem ajudar nos negócios.

Todo mundo já ouviu aquela frase “é impossível ser feliz sozinho”? Bem provável que sim, mas nós aqui da Blocktime Coworking queremos mudá-la um pouco para “é impossível fazer negócios sozinho”.

Cada dia se torna mais importante entender que precisamos uns dos outros para crescermos em nossas áreas profissionais.

São essas conexões que podem não só manter os negócios aquecidos, mas também gerar novas oportunidades, principalmente por meio do networking. E, se você ainda não sabe o que é ou como aplicá-lo na sua empresa, no artigo de hoje nós trouxemos algumas ideias práticas. Vem com a gente!

Imagem mostra reunião de pessoas em escritório, conversando.

O que é networking?

Para entender o termo, é preciso abordar outro aspecto: o network. A tradução literal é rede de trabalho e está relacionada às conexões que as pessoas e as empresas podem ter entre si e que podem ser úteis profissionalmente.

Já a palavra networking refere-se à ação em si, o próprio ato de criar essas ligações. O movimento pode ocorrer tanto de forma presencial, quanto virtual. Graças a internet, as possibilidades de aumentar essa rede de contatos estão cada vez maiores e mais acessíveis.

E por quê o networking é importante?

Estabelecer relacionamentos com outras pessoas e/ou empresas pode ser útil em várias situações. Do estudante na faculdade até ao empreendedor iniciando o seu próprio negócio, todos precisam ter contatos efetivos. Por meio dessas portas abertas, é possível aumentar a probabilidade de crescimento e, consequentemente, a credibilidade e popularidade da sua empresa. 

O networking te ajuda a estar conectado além do seu núcleo mais próximo de conhecidos. A partir das possibilidades criadas, você conhece pessoas que podem, ou não, trabalhar diretamente na sua área de atuação, proporcionando assim uma maior visão de mercado e de práticas incomuns ao seu dia a dia. Já imaginou o contexto propício para novas ideias e criações? 

Além disso, também é possível estabelecer parcerias com outras empresas, que sejam interessantes para o seu negócio. Outro ponto muito importante: pode significar muito na hora de selecionar e recrutar profissionais, pois as chances de preencher vagas, de forma assertiva, são maiores do que a divulgação convencional.

E como posso fazer networking?

Existe um mar de oportunidades, que só cresce! Não faz ideia por onde começar? Deixa com a gente! Separamos algumas ideias de lugares que podem te apoiar nessa jornada:

  1. Facebook

Além de criar uma página profissional da sua empresa, você pode também participar de grupos com temas relacionados. O Facebook possibilita o contato com outras pessoas que trabalham ou possuem interesse pelo mesmo assunto, gerando assim, contatos úteis no futuro.

Em geral, as redes sociais são excelentes lugares para se conectar com pessoas e fazer networking. Os espaços profissionais têm crescido e ganhado novas ferramentas, que podem ajudar não só a encontrar potenciais clientes mas também a estabelecer parcerias.

Imagem mostra três mulheres com notebooks no colo, conversando e rindo.

  1. LinkedIn

Criado com o intuito de gerar ligações profissionais, o LinkedIn foi o pioneiro no ramo. Ao manter o seu perfil atualizado, é possível atrair e encontrar profissionais interessados nos mesmos tópicos que você. 

Se manter ativo nessa rede pode tornar o seu perfil mais atraente, além de oportunizar contatos mais frequentes com gestores e outros profissionais. Estes, podem contribuir de alguma forma para que você abra a mente para novas ideias a serem aplicadas na sua área.

  1. Eventos

Mesmo que os eventos presenciais estejam dividindo espaço com os virtuais, encontrar pessoas para tratar de temas mais específicos é um dos melhores momentos para fazer networking. A possibilidade de fazer isso de forma remota dá até mais chances de se conectar com pessoas de diversos lugares, aumentando essas relações.

Os eventos são excelentes momentos para troca de conhecimento, para ver e ser visto por quem também procura aumentar sua rede de contatos. Nos eventos presenciais é até possível conhecer pessoas durante os intervalos, de uma forma muito mais informal, mas com qualidade e cumprindo os mesmos objetivos.

É importante lembrar que o networking é uma relação de troca. Não adianta pensar apenas no que você pode receber de benefício ao se conectar com esses profissionais, mas estar disposto a oferecer e a fazer isso com qualidade. 

Por isso, seja prestativo quando chegarem até você, afinal você esperaria o mesmo das pessoas que contata. Ofereça suporte e esteja disposto a também ser um elo entre as conexões, para que novas ligações sejam feitas. 

Lembre-se: o networking pode ser feito a qualquer momento e em qualquer lugar, por isso você precisa estar atento para aproveitar essas situações ou, ser protagonista e criar essas oportunidades. 

Aqui na Blocktime Coworking é possível encontrar diversos profissionais, de diversas áreas, curiosos e sedentos por trocas de ideias. Aproveite nossos espaços para aumentar seus vínculos profissionais e investir no seu negócio.

Esperamos que o conteúdo de hoje possa ter te alcançado e te agregado conhecimento, esse é um dos nossos principais objetivos, que nossos clientes, tenham acesso às informações mais atualizadas do mercado e que possam utilizá-las para expandir suas empresas. Até a próxima!


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.