fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
coworking@blocktime.com.br
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
contato@blocktime.com.br
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

O que é gamificação e como utilizá-la para engajar o seu time?

Imagem mostra sala de reunião com time reunido, ilustrando a aplicação de um treinamento de gamificação

O que é gamificação e como utilizá-la para engajar o seu time?

Veja como algumas ferramentas comuns no universo dos games podem te ajudar a aumentar o envolvimento da sua equipe

Quando o assunto é trabalho em equipe, um dos grandes desafios é encontrar ferramentas que ajudem a manter o time unido e motivado para o desempenho das tarefas. Com a rotina dos processos, implementar formas de executar o trabalho de forma mais leve, mantendo a produtividade, pode ser uma grande solução. 

E como fazer isso? No artigo de hoje, trouxemos um tema que tem sido discutido e aproveitado por diversas lideranças: a gamificação. Para entender como as empresas estão utilizando essas técnicas para aumentar o engajamento dos colaboradores e melhorar o desempenho a partir dessas ferramentas, confira as dicas que nós da Blocktime Coworking trouxemos para você.

Imagem mostra homem (líder), aplicando treinamento para time reunido em sala de reunião

O que é gamificação?

O termo vem do inglês: gamification, que significa a aplicação de elementos dos jogos em outros ambientes. O objetivo é fazer com que tarefas rotineiras se tornem mais prazerosas e incentivem as pessoas a participarem mais ativamente.

A gamificação pode ser aplicada em contextos diferentes, seja com os clientes ou com a equipe. Quando essas técnicas são aplicadas com os clientes, garantem a fidelização e aumentam as interações orgânicas com a marca ou empresa. Já com os colaboradores, o  método ajuda a aumentar a motivação e o engajamento.

Quais são as características da gamificação?

Uma das principais preocupações da liderança é fazer com que todos se mantenham envolvidos com as tarefas, produzam, interajam uns com os outros, conheçam a empresa e se sintam motivados a defender os valores organizacionais. Ou seja, vestir de fato a camisa. Mas como fazer isso de uma forma leve e que traga resultados reais?

Com as estratégias da gamificação é possível alcançar um ritmo melhor de trabalho e reforçar o espírito de equipe, tudo isso de uma forma divertida, interativa e estimulando a competição saudável. E se você não está familiarizado com o mundo dos games ou não faz a mínima ideia de como aplicar a técnica na sua empresa, confira com a gente alguns componentes essenciais para a utilização.

1. Dinâmicas

As dinâmicas são compostas pelos elementos mais básicos da estrutura dos jogos. São eles:

  • Emoções: o que desperta nas pessoas, estimulando e mantendo o interesse dos participantes;
  • Narrativa: o fio em que se desenvolve a história com começo, meio e fim;
  • Progressão: as diferentes etapas, que mostram que as pessoas estão avançando no jogo;
  • Relacionamentos: são as alianças formadas durante o jogo ou a divisão entre companheiros e adversários;
  • Restrições: são regras que impõe certos limites dentro da dinâmica do jogo.

2. Mecânicas

As mecânicas são as regras que determinam como deve funcionar cada etapa. Elas orientam, por exemplo, ações para adquirir recursos, como devem ser feitas as avaliações, como medir o desempenho durante as competições, se há turnos especificados para cada participante jogar e os devidos revezamentos.

3. Componentes

Os componentes são as partes mais específicas, que podem ou não estar contidas no jogo, variando de acordo com os objetivos. Podem incluir:

  • Avatar: que é a identidade visual dos personagens, se houver;
  • Conteúdos desbloqueáveis: à medida que se progride, novas ferramentas de ajuda podem ser acessadas;
  • Níveis: que mostram a evolução do jogador;
  • Bens: itens que existem no ambiente do jogo, que podem ser conquistados ou comprados de acordo com a evolução das etapas;
  • Boss: é o chefe ou desafio final, uma tarefa que exige mais empenho e encerra o jogo.

Imagem mostram livros empilhados sobre temática de gamificação

Como usar a gamificação com o seu time?

Quando utilizada no ambiente corporativo, a gamificação ajuda a criar um clima de cooperação e unidade entre os membros da equipe, fortalecendo os laços, facilitando o aprendizado e estimulando a curiosidade e a produtividade. Essas são as vantagens, mas de que forma aplicar?

É possível utilizar essas técnicas para o treinamento das equipes, já que esse conjunto de estratégias facilita a aquisição de conhecimentos de uma forma muito mais interativa. É uma maneira tão eficiente que está sendo utilizada até mesmo nas escolas, com crianças e adolescentes. 

Outra forma de aplicar essas estratégias é para alcançar metas. Com isso é possível dividir as equipes e incentivar a competição saudável. Como forma de estímulo, pode ser acompanhado de uma premiação, um reconhecimento dos esforços ao final do objetivo cumprido.

Quais os benefícios da gamificação?

Os benefícios podem ser percebidos tanto para os colaboradores, quanto para a empresa, pois ambos podem progredir no processo. A equipe acaba desenvolvendo habilidades úteis ao meio corporativo, como a competitividade, adquirindo mais conhecimento e executando as tarefas rotineiras de forma muito mais prazerosa.

Por outro lado, a empresa garante um time muito mais cooperativo e motivado, com espírito de trabalho em grupo, com mais união. Isso ajuda tanto a alcançar os objetivos e metas quanto a imagem a ser repassada para os clientes, que é de um grupo mais forte e coeso. 

E aí? Gostou do tema? Agora que você já sabe o que é gamificação e como ela vai aumentar o engajamento e os resultados no ambiente de trabalho, pode começar a utilizar essas dicas com sua equipe. Dessa forma você pode criar momentos de aprendizado e trabalho muito mais interessante e criativo.

Esperamos que você aproveite as dicas que trouxemos no artigo de hoje! Conte sempre com os conteúdos que nós da Blocktime Coworking pesquisamos para você! Nosso objetivo é sempre te manter atualizado no que tem rolado de novidade por aí! Até a próxima!


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.