fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
coworking@blocktime.com.br
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
contato@blocktime.com.br
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

“O Gambito da Rainha” – 7 lições importantes para ser um empreendedor de sucesso

Imagem mostra cena da série da Netflix O Gambito da Rainha

“O Gambito da Rainha” – 7 lições importantes para ser um empreendedor de sucesso

Se você quer ser um empreendedor de sucesso, precisa conhecer as lições trazidas pela minissérie de sucesso da Netflix

O Gambito da Rainha já chegou às telinhas arrebatando todos os corações. Inspirada em um livro homônimo de 1983, a adaptação da Netflix estreou em outubro e já é uma das séries mais assistidas da plataforma.

Mas o que pode ter passado despercebido por muitas pessoas é que as partidas de xadrez trazem importantes lições de empreendedorismo. Sim! Se tem uma coisa que você precisa tanto para jogar xadrez quanto para empreender é de “estratégia” e isso a série tem de sobra.

Então se você quer ser um empreendedor de sucesso, aconselhamos ficar de olho nas 7 principais lições que O Gambito da Rainha ensina durante seus 7 episódios. Para ficar por dentro de tudo, confira o guia feito por nós da Blocktime Coworking especialmente para você!

Imagem mostra pessoa usando post-it

7 lições de O Gambito da Rainha para ser um empreendedor de sucesso

Se você começou o ano querendo empreender, sabe a importância que cada ensinamento tem para esse processo. Afinal, nada como aprender com a experiência alheia para não cometer erros, ainda mais se for uma experiência bem sucedida.

E o que é melhor do que aprender se divertindo e acompanhando uma sériezinha no conforto da sua casa? Nada, né. Se você já sabe que para empreender não existe fórmula mágica, essas 7 lições vão ser a cereja do bolo para o seu empreendimento ser um sucesso!

01 Tenha o foco de Beth

A primeira lição que a protagonista Beth nos ensina em O Gambito da Rainha é que, para ser um empreendedor de sucesso, você precisa ter foco. Assim como Beth que, apaixonada desde jovem pelo xadrez, não cansa de perseguir o seu objetivo, você também deve ser incansável.

Lembre-se: você é o único representante do seu sonho no mundo. Se não fizer ele se tornar realidade, ninguém fará. Se você é apaixonado pelo seu negócio, invista nele tempo e energia. Empreender não é fácil e se for feito sem empenho, é possível que dê errado.

Mas tome cuidado para não se apegar. Saber a hora de recuar e dar um passo para trás é saudável e importante.

02 Trace uma estratégia

Como já mencionamos, para jogar xadrez e empreender é preciso, antes de tudo, de uma boa estratégia. Ao decidir empreender, você precisa estruturar um programa com objetivos, metas e propósitos bem definidos. Planejar nunca é demais e, nesse caso, é fundamental.

Isso porque, assim como no xadrez, no mundo dos negócios as dinâmicas podem mudar de acordo com o mercado e os concorrentes. Caso você tenha uma estratégia bem definida com planos A, B e C e esteja aberto a se adaptar, estará preparado para enfrentar tudo.

Imagem mostra cena da série da Netflix O Gambito da Rainha

03 Analise os concorrentes

Uma lição que Beth ensina com maestria é analisar seus concorrentes e aprender com eles. Assim como para a enxadrista é importante entender como seus adversários jogam, para o empreendedor é importante conhecer como seus concorrentes agem e o porquê.

Faça dessa atividade, parte da sua rotina. Assim você ficará por dentro dos seus pontos fracos e fortes e poderá melhorar no seu negócio, o que não está dando certo no negócio do coleguinha. Além de oferecer serviços que eles não contemplam.

04 Aprenda com seus fracassos

Não há nada que nos ensine mais do que as derrotas e fracassos. Como Beth, que ao perder uma partida repassava suas jogadas na mente para entender onde errou, você também deve analisar seus erros para não voltar a repeti-los.

Não deixe a emoção tomar conta e te frustrar diante de um fracasso. Assim como no xadrez, no mundo dos negócios eles são mais frequentes do que se imagina. Mas, se você tiver inteligência emocional, podem ser mais positivos do que as vitórias.

Sair da zona de conforto pode te dar a percepção ideal que você precisava para se tornar um empreendedor de sucesso!

Imagem mostra equipe reunida traçando estratégia no computador

05 Invista em consultorias

Assim como o senhor Shaibel e Benny Watts foram essenciais para a trajetória de Beth, você também precisa de alguém experiente para te indicar o caminho das flores. Não subestime pedir ajuda. Lembre-se que ter alguém para dividir experiências é reconfortante.

O SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, oferece consultoria para a sua empresa de forma gratuita. Consulte o site do serviço e invista na mentoria. Com ela você pode identificar problemas e obstáculos e se preparar para enfrentá-los.

Ah! Não se esqueça de fazer o bom e velho networking. Ter uma rede de contatos e apoio é essencial para não se isolar no mercado e ficar por dentro de tudo que está acontecendo.

06 Mude o mindset

Ao decidir empreender, mude a mentalidade e dê a devida importância que a sua imagem tem. Afinal, você será a cara do seu negócio. E se foi importante para Beth mudar a aparência ao se tornar enxadrista, para você será importante assumir a postura de empreendedor.

Mas atente-se: não estamos falando apenas em estilo de roupas e afins. Mas quando você entende que é uma pessoa de negócios e se coloca nesse lugar, as pessoas começam a te respeitar por isso já que a maneira como você se porta é como você ensina ao mundo que quer ser visto.

Dito isso, lembre-se: você não é um pequeno empreendedor, você é empreendedor de um pequeno negócio. E vamos combinar? Pequeno por enquanto!

Imagem mostra homem com braços abertos pra cima

07 Se dedique ao estudo

Por último, mas não menos importante, siga o exemplo de Beth e estude. Estude muito o seu ramo, seu negócio, seus concorrentes, seus propósitos. E quando achar que já estudou muito, estude mais.

Se dedique a entender o porquê de cada movimento do mercado. Isso te dará background  e segurança para agir em cada situação que você e seu negócios forem levados a enfrentar. Além de te deixar mais sagaz para entender o que apresenta um provável perigo.

Tomou nota de todas as lições importantes extraídas da experiência de Beth em O Gambito da Rainha? Esperamos ter te ajudado a se preparar para esse universo árduo, porém encantador que é o empreendedorismo.

Ah, não esquece! Quando tiver com o seu negócio bombando, vem contar aqui pra nós da Blocktime Coworking, quais dessas lições mais te ajudaram a decolar no mercado. E fica de olho no nosso blog para continuar acompanhando nossos conteúdos sobre empreendedorismo, coworking e muito mais!


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.