fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
coworking@blocktime.com.br
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
contato@blocktime.com.br
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

Home office ou espaço compartilhado: qual o mais adequado à minha realidade?

Imagem de duas pessoas trabalhando em espaço compartilhado

Home office ou espaço compartilhado: qual o mais adequado à minha realidade?

Vai manter o trabalho remoto depois da pandemia? Descubra se vale a pena continuar o home office ou investir em um coworking

Se trabalho flexível já era uma tendência, o isolamento social fortaleceu ainda mais. De empreendedores a freelancer, de trabalhos descolados a atividades formais… ninguém fugiu, e muita gente teve que se reinventar com as atividades remotas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), 30% das empresas brasileiras manterão o trabalho remoto após a pandemia. Agora, cabe aos profissionais decidirem entre home office ou espaço compartilhado.

Qual é o melhor? Vale a pena investir em um coworking? Para encontrar a resposta, é preciso conhecer as principais características de cada um, de acordo com algumas categorias que selecionamos para te ajudar a decidir. Papel e caneta na mão?

Imagem mostra pessoa na mesa de trabalho usando celular e computador

Foco, concentração e tranquilidade

Quem está fazendo home office e não foi interrompido pelo carro do ovo durante uma reunião ou pela obra do vizinho tem muito o que comemorar. É o famoso “novo normal” e seus ruídos.

O problema é que, dependendo da atividade, é necessário silêncio absoluto, tranquilidade e foco. Por mais que a gente more sozinho ou a família colabore, controlar as interferências externas é praticamente impossível.

No espaço compartilhado, a probabilidade de você encontrar calmaria é bem maior do que em relação à sua casa. Durante o expediente, todos os coworkers estão focados em suas atividades e respeitam os trabalhos uns dos outros.

Infraestrutura

São poucas as pessoas que têm um cômodo da casa reservado para home office. Umas tiveram que improvisar a mesa da sala, outras, a da cozinha. Na hora das refeições, é preciso desmontar toda estrutura e reorganizar tudo de novo no retorno ao trabalho.

Imagina fazer isso todos os dias? No espaço compartilhado, ou espaço de coworking, esse tipo de problema não acontece. Cada profissional tem a sua mesa ou sala de trabalho e os ambientes são devidamente separados de acordo com a sua finalidade.

As mesas e cadeiras são ergonômicas para preservar a saúde da sua coluna e te ajudar a manter o foco.

Aqui na Blocktime, por exemplo, você terá à sua disposição uma copa e uma área de descompressão.

Além disso, os ambientes contam com iluminação adequada e temperatura agradável. Água e café fresquinho são bons demais e isso a gente também disponibiliza. Internet de qualidade? Temos, claro!

Imagem de mesa de trabalho com computador, café, caderno e óculos

Equipe de apoio

Quando você está fazendo home office e a campainha ou o telefone toca, quem atende? No espaço compartilhado, você não precisará interromper suas atividades para isso, já que ele conta com toda uma infraestrutura de recepção.

Mas, e se a lâmpada queimar, o cano furar e a cadeira quebrar? Na sua casa, se essas eventualidades acontecerem, você será obrigado a parar o trabalho para resolver, seja colocando a mão na massa ou contratando alguém para realizar o serviço.

No espaço compartilhado, tem uma equipe de manutenção preparada para resolver os perrengues enquanto você se mantém concentrado nas suas atividades.

Reuniões de trabalho

Quando for possível fazer reuniões com sua equipe, fornecedores ou clientes, o ideal é que isso aconteça em um espaço adequado. A sala do seu apartamento ou o salão de festas não são os melhores locais para esse tipo de evento, certo?

Em um espaço de coworking existem salas de reuniões devidamente equipadas com móveis e equipamentos para que você possa desfrutar. Basta agendar o dia e horário e receber quem você quiser.

Imagem de espaço compartilhado com pessoas em reunião

Custo-benefício

No espaço compartilhado, você não precisa se preocupar com o vencimento das contas de água, energia, internet, entre outras. O valor que você paga no plano já contempla todos os custos.

Então, por falar em planos, essa é uma das partes mais interessantes de poder trabalhar em um coworking. Você pode usufruir do espaço por algumas horas, dias ou meses. Tudo depende das suas necessidades e objetivos.

Isso sem contar na possibilidade de networking, cultura colaborativa e troca de experiências com diferentes pessoas. Sem dúvidas, isso não tem preço. Aqui, estamos falando de valores que, por sinal, são muitos.

E aí? Vai manter o home office ou apostar na vibe do espaço compartilhado? A Blocktime está funcionando com todas as medidas de segurança recomendadas pela OMS. Agende uma visita e conheça nossas unidades. Estamos preparados para te receber.


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.