fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
coworking@blocktime.com.br
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
contato@blocktime.com.br
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

Home office ou Anywhere Office? Qual será o futuro do trabalho?

Imagem mostra homem de costas trabalhando com vista para o pôr-do-sol

Home office ou Anywhere Office? Qual será o futuro do trabalho?

A Blocktime traz para você 03 vantagens que colocam o anywhere office como o preferido no futuro do trabalho.

Não há como negar o mundo de possibilidades que o trabalho remoto nos proporcionou. Se nos perguntassem há dois anos atrás, certamente teríamos dúvida de metade de tudo o que aconteceu.

A pandemia veio e, com ela, a forçada adaptação de muitas empresas à prática do trabalho remoto. E não podemos negar, foi difícil: a adaptação, a escolha de um espaço adequado em casa, o uso de novos sistemas, equipamentos e o distanciamento, a gestão dos times, a ausência das pausas para o cafezinho.

Mas, enfrentamos e eis que hoje, as discussões giram em torno de: home office X anywhere office. Mudamos o conceito de espaços de trabalho. Quem diria, hein? Isso mesmo! Estamos aqui para evoluir e, uma das formas é o conhecimento.

Por isso, o artigo de hoje traz os motivos que têm transformado o anywhere office na preferência dos profissionais, comparado ao home office, claro, para quem tem esse privilégio. Notebook na mão, pé na areia e vem com a  gente!

 

Imagem mostra espaço de trabalho com cadeira e notebook em cima da mesa

O anywhere office tá on!

Já falamos do anywhere office por aqui, trazendo o conceito e as vantagens. Caso você queira resgatar o conteúdo, vale relembrar! 

Uma pesquisa realizada pela cerveja Corona a respeito do anywhere office trouxe alguns dados extremamente relevantes: 

  • Quanto à produtividade: 94% das empresas brasileiras afirmam que atingiram ou superaram suas expectativas de resultados com o home office;
  • Bem-estar: 66% das pessoas estão dedicando mais tempo ao autocuidado e ao bem-estar mental;
  • Planeta: 11 mil vidas foram poupadas na Europa por conta da diminuição da poluição em 2020;
  • E ao que é importante: 67,5% das pessoas acreditam que o isolamento as ajudou (re)descobrirem o prazer de estar com a família.

 

Esses dados vão de encontro a todas as resistências que existiam antes dessa prática existir. E mais, em uma futura realidade pós-pandemia:  70% da forma de trabalho global funcionará remotamente pelo menos cinco dias ao mês (WGSN, 2020).

Mas, resgatando o conceito, anywhere office diz respeito a possibilitar que o colaborador trabalhe de qualquer lugar, além do escritório convencional. 

A nova tendência de espaços de trabalho permite que as pessoas atuem de forma permanente ou temporária em suas casas, ou em espaços diversos como cafés, coworkings, na casa de amigos, familiares, etc. Tudo isso em cidades, estados e até mesmo países diferentes da localização física da empresa. 

Por isso, se você ainda não está convencido de que o anywhere office está no primeiro lugar do pódio do futuro do trabalho, seguem três vantagens.

Imagem mostra mulher jovem segurando celular enquanto trabalha

 

Um trabalho, diversos espaços

O home office foi a solução para muitos colaboradores e empresas e, junto com ele veio a possibilidade de ampliar as alternativas, afinal, basta ter a infraestrutura composta por computador ou notebook, mesa, cadeira e um wifi robusto. Não que toda essa estrutura esteja disponível em todos os lugares, mas existem mais alternativas do que a nossa casa.

  • Tão natural quanto a luz do dia

O contato com a natureza aumentou e tornou-se mais valorizado, digamos até que necessário. Do aumento das plantas no home office à busca de espaços que misturam o natural ao urbano, até mesmo uma praia ou a paz do mato, ninguém enxergava essa realidade. 

Outro ponto, é que pesquisas mostram que a procura por espaços fora da cidade cresceu mais de duzentos por cento em 2020 e a tendência é que, agora em 2021, essas taxas nos surpreendam ainda mais.

Imagem mostra mãos de homem segurando xícara de café, do outro lado teclado, caderno e relógio

 

Tecnologia ao seu alcance

O trabalho remoto proporcionou uma curva forçada de evolução sem medida à tecnologia. O que não faltam hoje são programas, aplicativos, atualizações, planos de internet parrudos, suporte qualificado, ferramentas de integração e interação social, investimento em segurança cibernética, etc. A lista não acaba.

Toda essa atualização facilitou a experiência do usuário e tornou o trabalho remoto, depois de vários desafios, a preferência de mais da metade de quem está atuando nesse modelo de trabalho.

A Blocktime Coworking é a favor da liberdade e da otimização do tempo! Por isso, consideramos justa toda forma de utilização de espaços. Fato comprovado é que o anywhere office veio para ficar, no presente e no futuro. Até a próxima!


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.