fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
coworking@blocktime.com.br
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
contato@blocktime.com.br
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

Está tirando sua ideia do papel e ainda não sabe como escolher um nome para sua empresa? Nós vamos te ajudar!

Imagem mostra pessoa escrevendo em post-it

Está tirando sua ideia do papel e ainda não sabe como escolher um nome para sua empresa? Nós vamos te ajudar!

Confira com a gente 9 dicas que vão te ajudar a iniciar seu empreendimento da melhor forma, com o melhor nome!

Imagem mostra papel e lápis com desenho de lâmpada

Já percebeu que tudo na vida começa com um nome? De super heróis a cidades com estações de metrô, o nome é como se fosse o resumo de uma história, ele centraliza e é o princípio de tudo.

Pessoas, pets, objetos, lugares, empresas e até mesmo esse artigo! Os seres humanos precisam nomear para somar! Consegue imaginar algo sem uma definição? Parece não ter sentido, fica impessoal e fora de contexto. Não faz parte do todo…

Você faz parte! E, para que inicie seu empreendimento da melhor forma possível, nós, da Blocktime Coworking, trouxemos 9 dicas de como escolher um nome para sua empresa!

Acompanhe com a gente o conteúdo de hoje e entenda que nomear o início da sua história parece fácil, mas é uma das etapas mais difíceis! Estamos aqui pra te ajudar, vamos lá?

Mas é só um nome…

Aí que você se engana! É o processo de como escolher um nome para a sua empresa que pode definir o auge ou o fracasso do seu negócio! O impacto de um nome pode influenciar diretamente os resultados. Quem não quer uma marca que desperte curiosidade e gere associação imediata?

E o cenário é desafiador:  temos hoje no Brasil quase 20 milhões de empresas ativas e 300 mil delas foram abertas apenas em novembro de 2020. Com toda essa concorrência, não ter um nome que marque e que traga confiança, pode colocar tudo a perder.

É por meio dele que os clientes reconhecerão seu segmento, serviço ou produto no mercado. Além disso, também será o que diferencia sua empresa dos concorrentes. 

Entendeu porque não estamos falando de algo simples? Então, agora vamos às 9 dicas de como criar algo tão importante, sem ter que buscar referências no Google ou em sites que geram nomes aleatórios. 

Imagem mostra pessoa escrevendo com café ao lado

 

Respeite o processo!

Já dissemos que não é fácil, muito menos rápido. Por isso, reserve tempo. Lembra do ditado de que a “primeira impressão é a que fica”? Então, dedique-se! 

Coloque no papel, resgate materiais, memórias e inicie a chuva de perguntas: qual o objetivo principal que você deseja atingir com sua marca? Qual o público-alvo? O segmento? Onde deseja chegar? O que pretende gerar de valor e entregar ao seu cliente? 

Registre tudo! Esse início pode gerar insights que farão toda a diferença!

 

Minha marca, minha vida!

Já ouviu falar do conceito de marca pessoal? Ele diz respeito a como alguém, ou uma empresa, é lembrado. São as características que fazem com que os outros te diferenciem dos demais. Ou seja, é o que mais te representa que, automaticamente, ao falarem de você, vem à mente das pessoas. 

Qual você deseja que seja a marca pessoal da sua empresa? Pense nisso!

 

Falando em diferenciar…

Ao pensar em um nome, busque sair do quadrado! Evite clichês ou tendências. Por quê? Os clichês remetem à falta de criatividade e as tendências são arriscadas porque amanhã seu público-alvo pode nem lembrar do que se trata. 

Ao criar o nome, procure por algo novo, único, diferente dos demais, esse é o objetivo, não é?  

 

Brainstorm salva!

Após o episódio “recordar é viver”, chegou a fase de colocar as ideias no papel. Gaste o lápis, a lapiseira, a pen do tablet, ou o que preferir, escrevendo todos os nomes que vêm à mente. 

Uma dica da dica: se possível, junte uma galera! O processo de brainstorm funciona muito melhor em grupo. Reúna pessoas de confiança para te ajudar! Principalmente as que fizeram parte da sua jornada até aqui. E lembre-se: não existem nomes sugeridos que são ruins ou errados, nesse processo, vale tudo!

Imagem mostra mulher escrevendo com pessoas ao lado - mostra reunião, ideias

 

Identidade

Ao escolher um nome para sua empresa, busque uma identidade. Nomes como: A loja do fulano ou da sicrana, não dizem nada até o cliente pesquisar ou visitar o estabelecimento. Às vezes o que parece óbvio, pode ser uma grande sacada. 

Quer um exemplo? A Casa do pão de queijo: remete a algo caseiro, já especifica o produto e o logo te faz sentir comendo aquela receita que só nossa mãe ou avó sabem fazer… e mais: só de ouvir falar, já dá fome!

 

Menos é mais!

Nomes curtos e papo reto, são os mais recomendados! As pessoas buscam praticidade em tudo hoje em dia, até para lembrar das coisas! Por isso, evite nomes longos e complicados! E mais: se puder iniciar com letras do começo do alfabeto, melhor ainda! Isso colocará sua empresa no início das buscas por ordem alfabética.   

 

Foco do cliente

Converse com seu público! Busque nomes que são comuns na linguagem dos seus clientes. Tente engajá-los com algo que os motive, inspire e que tenha valor! Afinal, são eles que vão alavancar e seguir você!

 

Pesquisar é a alma do negócio!

Não é novidade, mas vale sempre ressaltar o quanto as pesquisas importam! Não apenas na hora de buscar o nome ideal, mas também para entender o seu nicho de mercado, seus clientes, sua concorrência, área de atuação, como se comunicar, localidade, etc. Tudo importa! 

 

Tá disponível?

A última das dicas de como escolher um nome para a sua empresa, tem a ver com questões jurídicas. Após selecionar seu nome de sucesso, pesquise se ele já existe. Aqui no Brasil, quem realiza os registros das empresas é o INPI. Esse é o órgão responsável por marcas e patentes. 

Nome liberado? Então não perca tempo, registre e comece sua história! Boa sorte!

Nomeado e pronto para iniciar sua jornada empreendedora? Conte conosco! A Blocktime Coworking, além de trazer conteúdos relevantes para você e seu negócio, também pode te ajudar na hora de escolher o espaço ideal para sua empresa! Entre em contato conosco!


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.