fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
coworking@blocktime.com.br
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
contato@blocktime.com.br
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

Escritórios flexíveis: a nova tendência da vez!

Imagem mostra home e mulher trabalhando na mesma mesa de traballho

Escritórios flexíveis: a nova tendência da vez!

Trouxemos 5 vantagens que farão você e a sua empresa adotarem essa prática de vez!

E não é que a luz no fim do túnel está difícil de alcançar? Em tempos sombrios, quando achamos que estamos chegando a uma solução para a pandemia e o tão esperado fim do isolamento social, eis que retornamos à fase vermelha. 

Mas está no DNA brasileiro não desistir nunca! E, enquanto aguardamos novos rumos da economia nacional, que tal conversarmos sobre as tendências das novas formas de trabalho? Os escritórios flexíveis têm sido pauta constante nos fóruns mundo afora e, por isso, nosso conteúdo de hoje é sobre eles! 

Já falamos por aqui da cultura do anywhere office e, dentro desse contexto, não possuir um lugar fixo de trabalho, tem agradado muitos colaboradores! Afinal, só de não gastar aquele tempo estressante no deslocamento já faz toda a diferença, não é mesmo? 

Por isso, a nova tendência é que os funcionários possam escolher onde trabalhar! Se interessou? Vem conferir com a gente porque as empresas têm visto valor nos escritórios flexíveis.

Imagem pessoas trabalhando em mesa compartilhada

Como assim? Não terei mais local de trabalho?

Terá sim! Mas poderá escolher! Sentiu o sonho realizado? É isso mesmo que você ouviu! Mas vamos explicar pra não restar dúvidas e receios.

Não é novidade que muitas empresas tiveram que adotar às pressas e, por vezes, até sem planejamento, o home office. Sejamos realistas, não foi uma rotina feliz para todos, muitos enfrentaram a dificuldade de infraestrutura, saudade da interação social e sentiram falta de lugares estruturados e mais confortáveis. 

Além disso, ficar em casa é muito bom, mas poder escolher, é sempre melhor! Concorda? Então, vamos te explicar como funcionam, na prática, os escritórios flexíveis. 

O modelo se aplica conforme a necessidade das pessoas e das empresas. Ou seja, o profissional, dependendo do dia e da facilidade, pode trabalhar em casa, em espaços públicos, cafés e, conforme a necessidade, ir até a sede do escritório, que pode ser uma convencional ou um coworking.

E quando precisar de algum local para uma reunião importante? De novo a opção e a flexibilidade entram em cena: o profissional pode agendar uma reunião na empresa, ou em algum espaço adequado para interação. 

Outro ponto que não podemos deixar de reforçar é que, em qualquer uma das opções, é necessária uma infraestrutura de qualidade com máquinas, conexões e mobiliários devidos, garantindo a produtividade, a segurança e a saúde dos envolvidos. 

 

E quais são os benefícios para a empresa ao adotar escritórios flexíveis?

Trouxemos 5 benefícios que consideramos principais na escolha por escritórios flexíveis, confere com a gente! 

Imagem mostra mesa de trabalho com notebook, caderno, caneta e acessório de trabalho em cima

Economia

Fato é, o espaço diminuirá e, consequentemente, as despesas também. Se a sua empresa optar por um espaço de coworking, ainda terá  a opção de um gasto fixo por mês, conforme a necessidade. Assim, pode provisionar e enxergar de forma mais objetiva a economia. 

Comodidade

Quando a empresa adquire um espaço comum, nem sempre é só chegar e sentar na cadeira para começar a trabalhar, é preciso preparar todo o espaço, comprar móveis, pensar em infraestrutura, etc.  Ainda assim, se adotar a prática híbrida (estrutura física x trabalho remoto), os custos serão menores. No caso de um coworking, aí sim, é só chegar e começar! ; )

Mais flexibilidade

Ao implantar os escritórios flexíveis, o nome já entrega, você e seus colaboradores sentirão na pele o prazer de poder escolher. E isso já diz muito sobre a cultura da empresa, adotar práticas versáteis de horário e espaço de trabalho, já mostra muito sobre a atuação e valores da empresa. 

Maior produtividade 

Pesquisas mostram o quanto a liberdade de escolha traz resultados surpreendentes, diferente do receio dos gestores. As equipes produzem mais e a qualidade de vida melhora, e muito! A tendência é a entrega, não o local e o número de horas trabalhadas.

Maior engajamento

Quem não deseja um quadro de funcionários engajado e alinhado com os objetivos da empresa? Dados apontam que engajamento é a trend da vez! Mas, ele só é alcançado quando os profissionais se sentem parte das decisões e identificam autonomia nas atividades cotidianas. 

E os escritórios flexíveis estão dentro das práticas mais desejadas atualmente. Não fique de fora dessa e tenha certeza que sua empresa terá um time que quer crescer junto e está disposto a contribuir nessa jornada!

Quer saber mais sobre dados estatísticos? Recomendamos que você acesse o relatório da Kight Frank, empresa especializada em espaços compartilhados, você pode se surpreender!

E aí? O que achou dos benefícios que os escritórios flexíveis podem trazer para você e sua empresa? Compartilhe nosso conteúdo com sua comunidade e conta pra gente qual a opinião de vocês! Procurando alguma comunidade para chamar de sua? Entre em contato com a gente! A Blocktime Coworking é a favor do que engaja e traz benefícios a todos os envolvidos!


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.