fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
coworking@blocktime.com.br
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
contato@blocktime.com.br
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

Escritório compartilhado ou sala privativa? Qual o melhor para o meu negócio?

Imagem mostra pessoas trabalhando em espaço compartilhado

Escritório compartilhado ou sala privativa? Qual o melhor para o meu negócio?

Entenda o que você pode levar em consideração para acabar com essa dúvida e começar a fazer parte de um ambiente de trabalho descontraído e que oferece o melhor custo-benefício

Os espaços de coworking surgiram para acompanhar essa nova relação entre os profissionais e o ambiente de trabalho. Para quem trabalha por conta ou tem sua própria empresa, é possível se apropriar de escritório compartilhado ou sala privativa.

Você sabe as razões que podem ser levadas em consideração para escolher entre um ou outro? Descubra o que cada um pode oferecer para que seu trabalho possa ser realizado com criatividade, conforto e tranquilidade.

Imagem mostra homem trabalhando em coworking

Para começo de conversa: o que é um coworking?

Quando você pensa em espaço de trabalho compartilhado, o que vem na sua mente? Se a resposta for falta de concentração e torre de Babel, está na hora de rever seus conceitos e dar uma chance para descobrir as vantagens de estar em um.

O coworking é um espaço de trabalho em que pessoas de várias empresas, profissões e áreas de atuação dividem os mesmos ambientes por meio de pacotes mensais, semanais ou até mesmo por algumas horas. Tudo depende das necessidades de cada um.

Dessa forma, você paga um determinado valor e usufrui de internet, copa, recepção, telefone, impressora, televisão, sala de descompressão, entre outros itens. Isso significa que você não precisa se preocupar com nada além do seu trabalho.

Todas as atividades relacionadas à manutenção do espaço, equipamento, limpeza e segurança, por exemplo, são administradas por quem está gerindo o espaço. Só por aí já dá para ter uma ideia de que o coworking é organizado, certo?

É importante que você saiba que o objetivo é que todos se sintam à vontade e tenham foco e concentração para o desempenho de suas atividades.  Então, não espere chegar em um espaço compartilhado e ver pessoas fazendo qualquer coisa, menos trabalhar. 

Isso não acontece, graças às regras de convívio e políticas de cada lugar. Essas informações já vão começar a te ajudar a descobrir se é melhor apostar em escritório compartilhado ou sala privativa. 

Se sua preocupação é ter paz para trabalhar, você a encontrará nas duas modalidades. Agora, vamos ao que cada um tem de específico para você descobrir o que está mais relacionado ao perfil da sua empresa. 

Imagem mostra pessoas tocando as mãos como um time

Quais são os diferenciais de uma sala privativa?

O fato de estar em um coworking, mesmo em uma sala privativa, te dá a oportunidade de fazer networking. Sair da caixinha e se relacionar com pessoas de atividades e perfis totalmente diferentes proporciona diversos ganhos.

A questão é que existem pessoas que gostam dessa ideia de coletividade, mas preferem ficar em um espaço mais reservado para desempenhar suas atividades. No entanto, esse conceito tradicional de sala corporativa começa a não fazer muito sentido.

As vantagens de usar uma sala privativa em espaço coletivo são várias. Ela conta com mobília moderna, infraestrutura completa para reuniões, eventos, palestras, entre outros e melhor custo-benefício pelos motivos já explicados anteriormente.

O que o escritório compartilhado tem para oferecer?

Agora, vamos aos diferenciais do escritório compartilhado. Ele se trata de um espaço que você usa em conjunto com outros profissionais. Geralmente, a decoração é mais descontraída em relação aos escritórios padrões.

Nele, você tem acesso a uma mesa e cadeira confortáveis, além de toda infraestrutura do coworking que a gente já mencionou no primeiro tópico deste artigo. Basicamente, é só levar seu notebook e trabalhar, sem se preocupar com mais nada.

Imagem de moça trabalhando em espaço compartilhado

Como saber qual dos dois é mais apropriado para minha empresa?

Escolher entre escritório compartilhado ou sala privativa depende de como você trabalha. Se você trabalha por conta, o escritório compartilhado é a solução mais apropriada. 

Nesse caso, você terá um contato mais direto com profissionais de outras áreas, poderá desfrutar de ambientes criativos, o que dá um gás na produtividade.  Sem contar que, em relação à sala privativa, ele é uma opção mais econômica.

Agora, se você conta com uma pequena equipe de, por exemplo,  6 pessoas, a sala privativa seria uma boa, principalmente se vocês precisam conversar para alinhar o trabalho.

Posso alternar entre escritório compartilhado e sala privativa?

Caso você opte pelo escritório compartilhado, mas precisa de um espaço mais reservado para atender clientes ou fazer reuniões de vez em quando, um espaço de coworking bem estruturado oferece essa opção.

Inclusive, diversos usuários que trabalham por conta usam essa estratégia. Alguns pacotes, por exemplo, já contam com uma quantidade de horas em que você pode usar as salas privativas.

Já decidiu entre escritório compartilhado ou sala privativa? Lembre-se de que a proposta é proporcionar um ambiente descontraído e personalizado, portanto, você pode, inclusive, tomar essa decisão depois de experimentar os dois contextos. 

A Blocktime Coworking conta com dois espaços que podem ser utilizados, dependendo do seu perfil: o Urban e o Heroes. Ambos possuem todos os detalhes para que você aproveite seu ambiente de trabalho da melhor maneira.

Agende uma visita e conheça nossa infraestrutura. Certamente, você encontrará o ambiente perfeito para criar redes de conexão, gerenciar sua equipe e focar nas suas tarefas com tranquilidade.

Faça parte dessa onda de inovação que interfere positivamente na forma de trabalhar e conviver em grupo.


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.