fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
coworking@blocktime.com.br
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
contato@blocktime.com.br
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

Ergonomia no trabalho: tudo o que você precisa saber para trabalhar bem no home office

Imagem mostra homem sentado na cadeira, alongando as costas

Ergonomia no trabalho: tudo o que você precisa saber para trabalhar bem no home office

A Blocktime Coworking trouxe algumas dicas que podem salvar a sua saúde nessa longa e imprevista estadia em casa.

Confessa pra gente: antes do home office virar rotina, ele era uma realidade desejada por muitos, inclusive você, não é mesmo? 

Todos sonhavam com a maior autonomia, a liberdade de poder trabalhar em casa e evitar o tempo de deslocamento até o escritório, o conforto de poder acordar meia hora antes do início do expediente e ficar de pijama o dia inteiro…

Corta para hoje em dia: sim, podemos imaginar a sua expressão nesse momento… muitos vivenciaram e mantêm até hoje essa realidade, muito diferente do que a descrita acima. E mais, se não adquiriram “novos pares” como: a dor na coluna, a perna travada, e as câimbras, é preciso atenção para não tê-los na sua vida.

Como a Blocktime Coworking se importa com a sua saúde e com a qualidade do seu networking e de suas companhias diárias, nosso artigo de hoje traz tudo que você precisa saber sobre ergonomia no trabalho e, consequentemente, no home office. Acompanhe com a gente!

Imagem mostra mulher de pé, digitando no notebook

 

Primeiro, o que é ergonomia?

Podemos definir como ergonomia a ciência que analisa as adaptações das posições dos espaços de trabalho. Essa análise é baseada em contextos específicos, para que os elementos que podem atrapalhar a rotina possam ser observados. Tudo isso, para que sejam encontradas soluções com foco na qualidade de vida.

O objetivo dessa ciência é levar, de maneira efetiva, técnicas para adaptar e tornar mais fácil e acessível o ambiente de trabalho. Essa ação também é preventiva por conta de patologias que podem surgir por esforço repetitivo, a famosa LER.

Como não temos como prever o tempo que muitos profissionais atuarão em home office, alguns até para sempre, é importante que todos sigam os cuidados necessários para evitar a possível convivência a curto ou longo prazo, com essas lesões. 

Por isso, siga com a gente para aderir algumas práticas que podem te salvar!

 

O lugar certo, na hora certa!

Trabalhar em casa não é fácil, muito menos escolher algum local ideal. Mas, se for possível, recomendamos um espaço, ventilado, com privacidade, isolamento e com poucas intervenções de barulho. 

Outro fator a ser considerado é a iluminação! É preciso atenção, pois, dependendo da luz natural, o reflexo na tela do computador ou notebook pode atrapalhar, por isso, esse brilho precisa ser ofuscado!

 

Postura, né minha filha?

Longe de nós recomendar a utilização de um mobiliário de escritório, mesmo porque, aqui na Blocktime Coworking nós temos de sobra. Ainda assim, existem algumas recomendações quanto aos móveis facilitarem a postura cotidiana. São elas:

  • Atente-se ao alinhamento do pescoço, a tela precisa estar na altura dos seus olhos, sem precisar inclinar a cabeça;
  • Providencie que seus antebraços estejam sempre apoiados, com os cotovelos perto do tronco, isso ajuda a tirar a tensão dos ombros;
  • Ao escolher os móveis, busque cadeiras  com encosto e algum acolchoado no assento. As mesas precisam auxiliar o apoio dos antebraços, como citamos anteriormente;
  • Mantenha as suas costas sempre apoiadas também e, se o encosto da cadeira for muito fundo, utilize uma almofada;
  • Os pés precisam estar encostados no chão ou em algum suporte, dependendo da altura.

 

Imagem mostra mulher sentada no sofá digitando no notebook

Aperte o pause!

É preciso respirar! A carga de trabalho, durante esse período de home office, tem aumentado de maneira indevida. Respeite-se e considere as pausas necessárias ao seu dia! Cumpra os horários referentes apenas ao seu expediente e, almoce! Fora da mesa de trabalho, né? 

Ah! E mantenha as pausas do cafezinho, afinal, ninguém é de ferro.

E aí? Gostou do nosso guia básico de respeito à ergonomia do trabalho no home office? Esperamos de alguma forma ajudar a tornar seus dias mais leves e saudáveis. E, se você quiser fugir da rotina um pouquinho, não esqueça: a Blocktime Coworking reabriu os espaços e te espera com toda a segurança e cuidados necessários.


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.