fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
coworking@blocktime.com.br
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
contato@blocktime.com.br
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

Endereço Fiscal: mitos vs verdades

Imagem mostra homem usando tablet

Endereço Fiscal: mitos vs verdades

Descubra o que é verdade e o que não é na hora de definir o endereço fiscal da sua empresa

Quando o empreendedor decide abrir um negócio, existe uma série de decisões importantes a serem tomadas, desde a escolha do nome da empresa aos detalhes legais do funcionamento dela. E acredite: mesmo que você não tenha a necessidade de um endereço fixo, irá precisar de um para registro.

Por questões legais junto aos órgãos responsáveis, sejam municipais, estaduais ou federais, é fundamental escolher um local que conste na documentação da empresa. Esse é o endereço fiscal. E, para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, nós da Blocktime Coworking preparamos um guia rápido para você. Vem com a gente?

Imagem mostra homem e mulher em sala de trabalho, tocando as mãos

 

Endereço Fiscal X Endereço comercial

Para relembrar a diferença entre os dois, pense só: uma empresa precisa ser encontrada por alguns motivos: seja por clientes, parceiros, correspondências, funcionamento, ou por questões de registro, referente à parte legal, para que ela funcione de acordo com as normas.

Se você pensa em um lugar para receber clientes e parceiros, esse é o seu endereço comercial. Mas, se a questão é receber correspondências enviadas para a empresa e para registro junto aos órgãos responsáveis, então esse é o endereço fiscal.

Nem todas as empresas precisam de um local fixo para funcionar, ainda assim é preciso um endereço? A resposta é sim, você precisa. O endereço ou domicílio fiscal da empresa é onde ela está registrada para fins legais, o que consta no cadastro, no registro do CNPJ, para funções contábeis e para qualquer outro documento necessário. 

Mitos X Verdades

Parece um tema simples, mas ainda assim, existem várias informações que podem ser verdadeiras e também, alguns mitos a respeito. Para que você não fique de fora, ou se confunda, nós separamos os principais:

– É preciso ter o mesmo endereço comercial e fiscal

MITO. Você não precisa ter o mesmo endereço comercial e fiscal. Como o endereço fiscal funciona basicamente para questões burocráticas, é possível escolher um local diferente para receber clientes e parceiros. Agora, caso seja uma opção, tudo ok ter os dois no mesmo endereço, mesmo que não seja obrigatório.

– Posso receber correspondências e encomendas

VERDADE. Neste endereço você pode receber documentações, notificações oficiais, correspondências de clientes e parceiros, além de encomendas para o seu negócio. É um espaço reservado para as questões mais formais do funcionamento da empresa.

– É um serviço caro

MITO. Para manter esse endereço você paga taxas geralmente mensais. Isso garante a manutenção do endereço para a sua empresa, além de manter a gestão de tudo que você precisa receber, mas o custo benefício é melhor se comparado com o aluguel de salas ou edifícios comerciais convencionais. Aqui na Blocktime Coworking, por exemplo, nós possuímos essa opção, com preços que cabem no seu bolso. 

– Posso ter um endereço fiscal em coworking

VERDADE. Com a procura por salas de coworking para prestadores de serviço e empreendedores como MEI, por exemplo, que muitas vezes não tem um local fixo de atuação mas precisam de um endereço para registrar a empresa, esse serviço é oferecido por espaços de coworking, facilitando as questões burocráticas.

– Todas as empresas podem ter endereço fiscal em coworking

MITO. Dependendo do tipo da empresa não é permitido que um endereço fiscal seja contratado em escritório, porque podem envolver máquinas específicas e certos riscos, que exigem documentação de liberação e inspeções. Por isso, é preciso se certificar que esse é o caso antes de procurar um endereço fiscal separado.

Imagem mostrar homem branco em sala de reunião falando no celular

 

– Posso mudar o endereço de atendimento sem mudar o endereço fiscal

VERDADE. Como o endereço fiscal funciona em um local fixo e independente, o atendimento pode ser feito em endereços diferentes. Se você trabalha em casa e precisa se mudar, por exemplo, o endereço fiscal continua no registro da empresa sem problemas.

Se você já usa um espaço de coworking para trabalhar ou está pensando em criar uma empresa e precisa de um endereço fiscal, saiba que essa é uma ótima opção. Além de não precisar se preocupar com as locações tradicionais do espaço, tudo é feito e gerido de forma prática e segura.

Assim, não é preciso se preocupar com questões como: recebimento de encomendas e notificações, deixando essa questão nas mãos de quem entende bem do assunto, enquanto você direciona o foco para ações que apoiem o crescimento da sua empresa.

Com o domicílio fiscal definido, é possível abrir seu negócio formalmente para os órgãos governamentais competentes e todas as questões legais estarão vinculadas a esse endereço. Enquanto isso, as suas atividades podem ser exercidas com flexibilidade, conforto e foco no que é estratégico. 

Agora que você já conhece os mitos e as verdades sobre o assunto, não pode deixar de lado seu sonho de empreender por não saber como garantir que sua empresa comece da forma certa. Entre em contato com a Blocktime Coworking agora mesmo e verifique as condições para um endereço fiscal com a gente!


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.