fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
coworking@blocktime.com.br
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
contato@blocktime.com.br
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

Encontros virtuais funcionam? É possível engajar minha comunidade à distância?

Imagem mostra tela de computador mostrando pessoas em reunião online

Encontros virtuais funcionam? É possível engajar minha comunidade à distância?

Separamos 5 dicas que vão tornar seus encontros virtuais um dos momentos mais esperados pela equipe!

Vivemos em tempos de desapego e adaptação. Nunca ouvimos tantas palavras iniciadas com a mesma sílaba: re-invenção, re-inventar, re-qualificar, re-adaptar, e por aí vai. Não é pra menos, tudo tem acontecido na velocidade da luz e, quem não acompanhar, corre o risco de ficar no escuro, sem nenhuma “re-cuperação”. 

Temos abordado por aqui as diferentes realidades espalhadas pelo mundo: empresas, pessoas, culturas, cotidianos, etc. E, uma vez que a distância, por enquanto, veio para ocupar a maior parte do nosso tempo, a grande questão é: como manter minha comunidade conectada?

Por isso, para o conteúdo de hoje, nós, da Blocktime Coworking, trouxemos algumas dicas de como manter viva a sua rede de relacionamentos, por meio de encontros virtuais que engajem e que gerem diferencial.

Preparado para conduzir uma das melhores reuniões virtuais desde o início de 2020? Vem com a gente! 

Imagem mostra mulher em frente a tela do computador em reunião online com outras pessoas

Encontros virtuais? Do que estamos falando?

Sabemos que essa prática tornou-se comum para muita gente, mas não custa reforçar. Não, não estamos falando dos famosos dates, aqui, nossos encontros virtuais são reuniões corporativas online entre pessoas, em diferentes locais: na sua casa, no coworking, no escritório, no café, etc. 

E elas não param… o cronograma das reuniões atravessou a fronteira do espaço físico e, hoje em dia, está mais constante, pois, entre uma reunião e outra, o único deslocamento é o do cursor do mouse. 

Mas com essa intensidade frenética, como evitar o piloto automático e conseguir manter a proximidade e o engajamento de todos, mesmo a distância? Separamos algumas dicas que podem te ajudar a tornar cada reunião mais do que especial, para todos os participantes. Preparado?

É necessário?

Para início de conversa, trouxemos como dica a ponderação. Um dos principais relatos é de que muitas reuniões poderiam ser resolvidas em rápidos calls. 

Uma das vantagens trazidas pelo isolamento social e a mudança da forma de trabalho foi a valorização e otimização do tempo. E a Blocktime Coworking não pode deixar de te ajudar com esse tema! Por isso, vale analisar: os assuntos a serem tratados, realmente necessitam de uma reunião? Se sim, bora pra segunda dica! 

Preparação e organização são o segredo do sucesso

Separe as pautas, elenque os assuntos, estipule tempo. A recomendação é que as reuniões virtuais durem no máximo 1 hora, para que todos mantenham o foco. Organize-se ao máximo antes do encontro e separe um tempo para o quebra-gelo e interações!

Outro ponto importante desse planejamento é a periodicidade das reuniões. Agende com frequência suficiente para que seu time fique atualizado a respeito das operações e projetos em andamento. Mas não exagere, cuide da produtividade de todos! 

Imagem mostra homem em reunião online com pessoas no computador

Tecnologia a favor do negócio

Uma infraestrutura de qualidade é mais do que necessária para que os encontros virtuais fluam da melhor maneira. Por isso, cabe uma avaliação: todos possuem conexão devida? As máquinas estão protegidas e atualizadas? Como está o acesso à rede? E às plataformas de interação? Se isso não é uma preocupação, deve ser urgente! 

Faça diferente!

Ninguém aguenta a quantidade de reuniões diárias seguindo o mesmo padrão. Então, gere diferencial e tornando os encontros virtuais uma oportunidade de engajar o time! 

Como? Ações básicas já fazem a diferença: recepcione cada um dos participantes, proponha que a equipe escolha e conduza os temas, separe alguns encontros para unir o time! Promova happy hours, show de talentos, traga convidados, pessoas que antes seria impossível conectar! Aproveite o momento para inovar!

Algo que tem chamado a atenção são os jogos virtuais online para integrar o time! Não deixe de pesquisar mais e explorar esse tema! Varie e fuja do marasmo! 

Outra dica da dica? Envie kits! Essa tem sido uma tendência incluída na previsão de investimento em muitas empresas. E definimos como investimento ao invés de gastos, porque essa ação gera um valor para cada colaborador que não cabe medir, se sentir valorizado não tem preço! 

Tempos de oportunidade

Muito tem se falado sobre as oportunidades que os novos tempos têm trazido para o avanço da igualdade de gênero e, não só desse tema, mas de todos relacionados à diversidade. Utilize esse cenário para gerar trocas e proporcionar a visibilidade de todos! 

O que achou das nossas dicas sobre os encontros virtuais? Elas fazem sentido para você! Conta pra gente! A Blocktime Coworking está atenta a todos os temas e cenários que favoreçam nossos clientes a otimizar o tempo e a gerar novas oportunidades de negócio! Continue com a gente!


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.