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A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

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É possível gerar negócios por meio das redes sociais?

Imagem mostra ícone de todas as redes sociais

É possível gerar negócios por meio das redes sociais?

As redes sociais são ferramentas poderosas para ampliar negócios em diversos aspectos

O que você tem feito para gerar negócios e atrair clientes e parceiros para sua empresa? Se a resposta não estiver relacionada a, pelos menos, uma estratégia digital, você precisa rever seus conceitos.

As redes sociais têm sido um ponto importante de convergência que atrai consumidores de diferentes perfis que, por sua vez, consomem conteúdos variados. Sim, é na internet que a vida também acontece.

E isso não deslegitima as outras maneiras de gerar negócio, mas, se você realmente busca por inovação, investir em redes sociais é um dos caminhos mais assertivos. Certamente, você já usa a versão pessoal do Instagram e Facebook.

Neste artigo, a Blocktime vai te ajudar a deixar essas redes com uma cara mais empresarial e voltadas para o público que você pretende atingir. 

Imagem mostra rede social Instagram

Instagram: a estrela da vez

O Instagram conta com mais de 1 bilhão de usuários e, no Brasil, ocupa um importante lugar de marketing digital. Essa rede social é capaz de gerar negócios importantes, desde que você saiba utilizar seus recursos com propriedade.

Para criar um perfil empresarial, você deve seguir os comandos que o próprio Instagram promove. O processo é bem simples e intuitivo. Lembre-se de que você está criando um perfil profissional. 

Portanto, capriche no design da foto do perfil, que deve passar os valores de sua marca. Faça uma breve descrição que contemple o que você oferece, para quem e qual é a importância do seu conteúdo. 

É importante que você inclua um link na descrição. O ideal é que seja para seu site, mas se ele ainda não existe, adicione o link para a página do Facebook de sua empresa, blog ou número do WhatsApp, caso esteja coerente com o conteúdo que será ofertado.

Para se ter sucesso nessa rede você deve investir em um bom planejamento de mídias. As postagens devem contar com uma ordem lógica, assim como a frequência dos posts. Crie um cronograma e não deixe de cumprir.

Outro ponto para o qual você deve se atentar é para a linguagem que será utilizada. Ela deve permear o design das imagens, o texto e a legenda dos seus posts. O Instagram não permite a escrita de textos muito longos.

Você deverá contar com o talento de um redator para usar as palavras adequadas em pouco espaço. O mesmo vale para a contratação de um designer, que saberá usar os recursos apropriados para conversar com seu público de forma estratégica. 

Não deixe de interagir com seu público por meio de enquetes, lives e resposta aos comentários.  Siga sua audiência e engaje seu público com sorteios, oferta de e-books gratuitos e pedidos de compartilhamento. 

Um dos grandes diferenciais do Instagram é que você pode pagar para anunciar determinado conteúdo. O ideal é que você use o recurso do tráfego pago para compartilhar posts que saem do lugar comum e aprimorem a experiência do usuário. 

Fale sobre a pessoas que estão por trás do conteúdo: você, seus colaboradores, clientes, parceiros, entre outras. Por fim, use hashtags com moderação. Cuidado para #não #cansar #seu #público #escrevendo #assim #o #tempo #todo. 

Imagem mostra rede social Facebook

Facebook: potencial para gerar negócios 

O Facebook continua sendo a rede social com melhor potencial para gerar negócios. Por meio dela, você cria sua página empresarial, promove anúncios pagos segmentados e , claro, realiza o engajamento com sua audiência por meio de um contato direto. 

Assim como o Instagram, o Facebook conta com tráfego orgânico e pago. Ele ainda possui uma ferramenta pela qual é possível compreender o comportamento de cada usuário de forma detalhada.

Você saberá o que sua audiência acessa nessa rede, o que clica, compartilha e o que ignora. Dessa forma, você poderá fazer anúncios segmentados, de acordo com gênero, idade, linguagem, localização, entre outros padrões. 

Não deixe de manter sua página com cara de profissional e priorizar, sempre, a qualidade dos textos e das imagens. Tome muito cuidado com as famosas métricas da vaidade. Quantidade de seguidores e curtidas não dão lucro. 

Entenda sua persona para planejar qual é a melhor maneira de gerar negócios nas redes sociais. Com isso, você será capaz de planejar o conteúdo mais adequado e que, respectivamente, será melhor aceito. 

Não ignore os relatórios do Facebook. Eles servem como feedback de suas ações e orientam a respeito do que está ou não dando certo. Com eles, você saberá quais posts são mais acessados, curtidos e compartilhados. 

Imagem mostra pessoa tomando café e mexendo pelo celular e computador nas redes sociais

O que fazer para obter sucesso profissional com Instagram e Facebook?

Engajamento: Manter a audiência engajada é uma das melhores formas de garantir que negócio esteja em evidência.  Faça perguntas e peça para que o público responda nos comentários e compartilhem o conteúdo. 

Interação: Evite deixar comentários sem resposta. Criar um ambiente de empatia faz toda diferença para manter a presença do seu público. 

Horário de postagens: Analise os melhores horários para suas publicações. O Facebook Insights permite que você descubra os picos de acesso da sua página. Com isso, você poderá postar em horários mais atrativos para que seu público veja. 

Parcerias: Estabeleça conexões com seus potenciais parceiros e clientes. Elas permitirão que você construa um relacionamento que gere empatia no seu público.

Com essas informações, já podemos responder à pergunta realizada no início deste artigo. Sim, é possível gerar negócios com as redes sociais. Elas podem fazer sua empresa crescer mais do que você imagina.

No entanto, lembre-se de que esse trabalho exige planejamento, empenho e tempo. O ideal, portanto, é contar com profissionais de marketing digital para otimizar processos e obter os melhores resultados para seus clientes e sua empresa.


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.