fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
coworking@blocktime.com.br
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
contato@blocktime.com.br
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

Dúvidas sobre como trabalhar no coworking com esse novo “normal”? Nós vamos saná-las

Imagem mostra texto sobre a segurança da Blocktime na prevenção do COVID

Dúvidas sobre como trabalhar no coworking com esse novo “normal”? Nós vamos saná-las

Será que é hora de voltar a trabalhar no coworking ou estou exagerando em relação às medidas de prevenção do novo coronavírus?  

A chegada da Covid-19 virou nossa vida de cabeça pra baixo. Em 6 meses de isolamento, tivemos que incluir uma série de conceitos novos na rotina: home office, uso de máscaras, aulas online, lives, vídeo chamada e por aí vai…

Enquanto a vacina não chega, tudo o que podemos fazer é lidar com todas essas mudanças e focar nas medidas de higiene e proteção. Aos poucos, vamos retomando nossas atividades, mas sem tirar o foco da segurança e da preservação da saúde.

Se você está pensando em usar o coworking, mas tem dúvidas a respeito das medidas que têm sido tomadas para evitar a propagação do novo coronavírus neste espaço, leia as informações a seguir. Descubra como a Blocktime está lidando com esse novo normal.

Imagem mostra frase "juntos somos mais fortes"

É seguro frequentar um coworking nesse momento?

Antes de reabrir seus espaços, a equipe da Blocktime Coworking organizou um plano de ações pautado em detalhes minuciosos de higiene e proteção. Depois da etapa de planejamento, colocamos em prática todos os itens de adaptação ao novo normal.

Fomos em busca de soluções eficazes de segurança e certificados como o selo “Escritório mais Seguro”, iniciativa da Beer or Coffee e da Sercon, empresa referência em saúde e segurança do trabalho.

É importante que você saiba que essa certificação segue as orientações da OMS em relação às medidas que devem ser tomadas diariamente nos quesitos limpeza, uso de banheiros e copa,  comunicação, entre outros.

 

É obrigatório usar máscara dentro do coworking?

Imagem mostra frase: não esqueça de usar a máscara

O uso de máscara é obrigatório em todos os espaços compartilhados. Pense que essa medida é para garantir a proteção de sua saúde e das demais pessoas que dividirão os ambientes com você.

Por isso, não precisa se sentir desconfortável ou receoso em relação a isso porque todo mundo vai estar com esse EPI que, pra muita gente, já virou um item do vestuário. Inclusive, não faltarão inspirações para compor looks com máscaras de diversas cores e modelos.

Como vai ficar a interação entre os coworkers?

Como você já sabe, abraços calorosos e contato físico devem ser deixados de lado por um tempo. Mas isso não significa que você não possa cumprimentar seus colegas de forma carinhosa.

Estamos falando de reinvenção e adaptação a uma nova forma de nos relacionar. Vale “aperto de pé”, “toque de cotovelos” e até mesmo um “oi” de longe. Quando tudo isso passar, a gente compensa o tempo perdido e corre para o abraço.

Eu corro o risco de pegar ou passar o vírus para os demais coworkers?

As chances de você transmitir ou pegar coronavírus das pessoas com quem divide o coworking são mínimas. Primeiro porque nós estamos tomando todas as medidas de proteção.

Como a gente já mencionou, o uso de máscara é obrigatório. E não é só isso! Depois do portão de acesso, você passará por uma zona de desinfecção que conta com tapete sanitizante e dispenser automático de álcool gel 70%.

Na recepção, deixamos um termômetro para que a temperatura seja medida ao longo do dia. Nas mesas de trabalho, estão dispostos recipientes de álcool 70% em gel para higiene pessoal e álcool 70% líquido para limpeza da estação de trabalho e de objetos.

Imagem mostra medidas de prevenção da Blocktime Coworking

A Blocktime tem se preocupado em trazer mais segurança para o seu retorno. Nós pedimos a sua ajuda para que tudo funcione corretamente. Você já sabe, mas não custa lembrar:

  • higienize as mãos com frequência;
  • ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo flexionado;
  • evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • mantenha a distância entre as pessoas;
  • respeite a sinalização.

O distanciamento social está sendo respeitado no espaço compartilhado?

Nós intercalamos os postos de trabalho, de modo que os coworkers não se sentem perto uns dos outros. Estamos trabalhando com o distanciamento de 1,8 metros para garantir sua segurança.

Além disso, nossas salas de reunião tiveram suas capacidades reduzidas. O objetivo é evitar aglomerações. Por isso, é fundamental que você respeite a quantidade máxima de pessoas permitida por espaço compartilhado.

É importante que todos colaborem e evitem aglomerações, sobretudo na copa, banheiros e espaço de descompressão. Lembre-se de que a prevenção da Covid-19 demanda empatia e ações coletivas. Temos que fazer nossa parte!

O espaço compartilhado possui infraestrutura para prevenir o coronavírus?

O próprio acesso ao espaço compartilhado sofreu mudanças por conta da pandemia. Para entrar na Blocktime, você deverá baixar o app Loopkey. Ele é uma ferramenta de entrada touchless, que permite a abertura das portas sem tocar o interfone.

Todos os sofás e poltronas foram devidamente higienizados e desinfetados pela empresa Dr. Lava Tudo. A gente também aumentou as rotinas de limpeza e higienização das maçanetas, torneiras, áreas comuns e banheiros.

As janelas de todos os ambientes permanecerão abertas durante o expediente. A gente também intensificou a limpeza do ar condicionado, caso seja necessário ligá-lo. Para o descarte de máscaras, disponibilizamos lixeiras especiais nos banheiros.

Puts! Esqueci minha máscara, e agora? Fica tranquilo! Você não perderá seu dia de trabalho por isso. Temos dois modelos à venda: a máscara descartável e a de TNT, que pode ser reutilizada.

Na recepção, além do termômetro digital, você encontrará o papel de proteção para colocar em seu posto de trabalho e reduzir a área de contato. Ao final do expediente, ele deverá ser descartado no lixo.

E aquele cafezinho para dar uma acordada, vai rolar?

Um café é sempre bom, não é? Você poderá tomar o seu tranquilamente. O que mudou é que, a partir de agora, a gente iniciou a campanha do adote a sua caneca ou copo. Assim, ninguém precisa ficar compartilhando esses objetos com outros residentes.

Imagem mostra regra para uso de copos no Coworking

Vai usar a copa? Os talheres agora ficam em pacotes de papel descartáveis, embalados pela nossa equipe após a desinfecção. Sujou louça, então lave imediatamente após o uso. Nós instalamos dispenser de papel para secagem da louça e limpeza das mesas.

E o happy hour?

Bom, essa parte fica a critério de cada pessoa. Você se sentirá seguro em frequentar bares e restaurantes depois de um dia de trabalho no coworking? Como a gente já disse, estamos passando por um contexto que demanda esforço coletivo.

O importante é tomar todas as medidas de prevenção em todos os ambientes, dentro ou fora do espaço compartilhado. Ao fazer a sua parte, você contribuirá para o que há de mais importante: a sua saúde e a de outras pessoas.


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.