fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
coworking@blocktime.com.br
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
contato@blocktime.com.br
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

Coworking estimula a criatividade? Dicas de como o ambiente estimula a criatividade.

Coworking estimula a criatividade? Dicas de como o ambiente estimula a criatividade.

ENTENDA COMO VOCÊ PODE DESPERTAR SUA CRIATIVIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO

Não dá pra ficar criativo da noite pro dia, a gente sabe. Mas tem um caminho que você pode percorrer, começando no seu ambiente de trabalho. Entenda. 

A gente não está aqui para ser coach ou guru e dizer um monte de obviedades, como “acorde às 5h da manhã e corra 10 quilômetros todos os dias, assim como ninguém menos que Bill Gates, faz”. Como diria a menina do meme, “ninguém é obrigado a nada… a nada.”

Tem gente que é da manhã, gente que é da noite, não adianta forçar a barra e inventar que vai fazer um trilhão de exercícios – claro que não estamos falando para não se exercitar. Isso é vital e todo mundo sabe. 

A criatividade não vai vir daí apenas. Você pode começar inovando no seu ambiente de trabalho, com arte, quadrinhos, desenhos e o que mais pode fazer você estimular o seu cérebro a ter inesgotáveis ideias. 

A gente separou algumas dicas para que você comece hoje a organizar o seu escritório e trabalhe mais a sua mente criativa. Saca só: 

1 – Trabalhe o visual do seu escritório – de preferência, com cores, livros e até personagens. 

   

A primeira coisa que a gente precisa falar é: “organiza aí a sua mesa, meu filho”, não adianta encher sua posição de papel, desenhos, rabiscos e anotações. O que queremos passar aqui para estimular a mente, é que a sua empresa estruture um local com bastante cor e objetos que deem um up no seu dia. Até pra você ter um tempinho de respirar e não travar ali no que faz na sua rotina de trampos. 

Aqui na blocktime, por exemplo, a gente tem a unidade heroes. Como o nome já diz, onde quer que você ande, vai encontrar os personagens mais famosos – e até os não tão conhecidos assim – nas salas, mesas e paredes. 

Temos também a unidade urban, toda trabalhada na temática das linhas do metrô. 

Ah, ambas têm salas temáticas. Então vai ver desde a sala “hulk”, na heroes até a sala “linha amarela”, na urban. A gente acredita que tematizar e diversificar o ambiente, pode trazer muita criatividade para qualquer tipo de negócio. Além de ser bem mais divertido que um escritório todo cinza, vai?

2 – Dê uma pausa – e consuma cultura inútil.
Tá tudo certo. Você pode dar uma pausinha e entrar no twitter pra ler notícias, ver memes e gargalhar. Cada novo conhecimento é como um ingrediente extra. Com mais opções, dá para deixar seu bolo de criatividade mais saboroso. 

Alguns passatempos podem ser estimulantes também, como é o caso do jogo ”termo”, onde você tem 6 chances diárias de acertar uma palavra. Se errar, só no dia seguinte. É de dar agonia, minha gente. 

Se você tem uma lousa, por exemplo, dá pra chamar os colegas e fazer um jogo da forca, da velha e até um imagem e ação. Não se limite, pode ser o seu joguinho diário do celular também.  

Leia também  – PET FRIENDLY: TRABALHE EM UM LUGAR QUE SEU PET É BEM-VINDO!

3 – Procure tendências da sua área. 

Acesse diariamente (ou quase sempre) conteúdos relacionados com o que você faz. Não preciso listar aqui também os diversos portais de notícias que falam sobre negócios. É simples, isso vai te manter focado nas suas tarefas e, consequentemente, criativo. 

As redes sociais também podem ser importantes para sua criatividade. O Pinterest é uma das plataformas que vão te mostrar 1 milhão de coisas da sua área e de qualquer outra. 

Você pode inclusive fazer como a gente, criar o seu próprio perfil. 

4 – Opte por trabalhar em um local com mais empresas, você pode ter ideias mega inovadoras. 

Compartilhar o espaço com outras empresas pode fortalecer o networking e contribuir na redução dos custos fixos. Mas, muito mais do que isso, você pode ter conversas sobre diversas áreas, aprender, colaborar com os outros e lucrar com isso tanto em dinheiro, quanto em ideias. 

Dá uma lida nas vantagens de trabalhar em um coworking. Vai muito além do estímulo criativo. 

E aí, gostou das dicas? Conta pra gente como vai aplicar no seu escritório. 


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.