fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
coworking@blocktime.com.br
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
contato@blocktime.com.br
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

Coworking é o espaço adequado para sua startup? Descubra!

Pessoa analisando estratégia na parede

Coworking é o espaço adequado para sua startup? Descubra!

Se o seu objetivo é ganhar espaço no mercado e ter acesso a experiências e parcerias de peso, é bom tirar sua startup da escrivaninha do seu quarto e apostar em um coworking

O início de uma empresa passa por uma série de processos e desafios. Um deles está relacionado à escolha do local adequado para a realização das atividades, já que ele envolve um investimento considerável.

Neste artigo, vamos te explicar por que é importante você considerar um ambiente de coworking pode oferecer tudo o que sua empresa precisa. 

Imagem de pessoas elaborando estratégia

Locais onde você não deve instalar sua startup

Se você possui uma startup, deve estar se questionando como vai fazer para instalá-la em um ambiente adequado. Definitivamente, você não poderá usar a escrivaninha do seu quarto, a garagem da casa de seus pais ou a praça de alimentação do shopping.

Esses espaços, além de ter limitações, não são nada adequados para a realização de reuniões de equipe ou conversas com clientes. Logo no início do seu negócio, é importante que você dê a ele a identidade profissional que ele merece.

Se estamos falando de orçamento apertado, alugar uma sala comercial também está fora de cogitação, principalmente se sua equipe for pequena. As despesas com manutenção, condomínio, entre outras, vão sugar boa parte do seu orçamento.

Dê uma atenção especial a um coworking

Ao contrário do que você possa imaginar, os coworkings não foram criados para receber profissionais autônomos que atuam na área de criação. Não é nada disso! Esses modelos de espaços coletivos de trabalhos atendem diferentes perfis de empresas.

Outro mito que você deve desconstruir agora diz respeito ao envolvimento das pessoas que usam esse espaço com seu trabalho. Não espere chegar em um coworking e encontrar um monte de gente falando sobre coisas aleatórias.

Existem regras que devem ser cumpridas à risca. Uma delas é manter o silêncio ou um nível aceitável de tom de voz para não atrapalhar os demais profissionais. Com certeza, você encontrará mais paz do que se você estivesse na sua garagem.

Imagem mostra pessoas trabalhando em espaço compartilhado

Como é o modelo de trabalho de um coworking?

Vamos ao que interessa: a valorização do seu orçamento. Nos espaços de coworking, as despesas básicas, como água, energia, internet, telefone e aluguel são divididas entre as empresas ou profissionais autônomos que compartilham esse ambiente.

Só por aí você já vai sentir uma diferença considerável no seu bolso. Mas, essas não são as únicas vantagens financeiras. Custos com profissionais de limpeza, manutenção e segurança também são divididos.

Com isso, você será capaz de focar no que importa: os processos de sua startup. Se a internet cair, a lâmpada queimar, por exemplo, haverá alguém responsável por cuidar disso.

Por que eu deveria instalar minha startup em um coworking?

O primeiro motivo a gente já te contou, que é economia. Você não vai precisar pagar o custo integral de serviços terceirizados, como limpeza, manutenção, segurança e recepção. Agora, vamos aos outros:

Localização privilegiada:

O ideal é investir em um coworking que seja de fácil acesso a partir de vários pontos da cidade. A Blocktime, por exemplo, fica na região de Pinheiros e perto das estações de metrô Sumaré e Oscar Freire. 

Escalabilidade:

Sua startup pode começar com, apenas, uma pessoa (você, no caso 😊). Se ela for crescendo e você perceber que será necessário ampliar a equipe, poderá migrar para uma sala privativa que comporta de 5 até 16 pessoas.

Flexibilidade:

 Você tem várias opções de planos e não é obrigado fechar um contrato de um ano. Basta escolher a opção que mais se adequa às necessidades da sua empresa. Você pode, inclusive, usar o espaço por uma semana, por exemplo.

Networking:

Na garagem da sua casa, vai ser meio difícil ter contato com profissionais de diferentes áreas com os quais você poderá trocar conhecimento e, claro, aumentar as possibilidades de parcerias. O coworking vai abrir um oceano de possibilidades. 

Imagem mostra mesa de trabalho em coworking

E aí? Você vai ou não dar à sua startup a identidade que ela merece?

Você já teve uma ideia brilhante, tirou ela do papel, transformou em oportunidade de negócios e já encara tudo isso como empresa, certo? Então, é hora de trabalhar muito e mostrar os resultados. 

Negócios inovadores pedem espaços inovadores. Isso é um fator de extrema importância que deve ser levado em consideração. Ao investir em um coworking, será bem mais fácil fazer com que sua marca seja conhecida.

Você estará em um espaço de alto tráfego de profissionais e clientes. Certamente, eles vão te notar e perceber que sua empresa não é apenas um pontinho insignificante no meio do nada.

O recado está dado. O convite, também. Quando esse momento de Pandemia passar, venha conhecer os espaços da Blocktime. Aqui, a gente conta com todas as vantagens apresentadas neste artigo, mas, com um diferencial: nossos ambientes são modernos, temáticos e inspiradores.


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.