fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
coworking@blocktime.com.br
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
contato@blocktime.com.br
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

Como se desligar do trabalho no home office? Aprenda a se desconectar!

Imagem mostra mulher trabalhando no notebook em casa

Como se desligar do trabalho no home office? Aprenda a se desconectar!

A Blocktime Coworking trouxe para você 03 dicas que irão te salvar desse looping sem fim 

Não é novidade para ninguém que, passado um ano desde que o home office se tornou prática para muitas empresas, o que antes era um sonho para tanta gente, acabou se tornando o pior pesadelo. 

As horas voam, as reuniões se atropelam, a lista de tarefas só aumenta e, quando nos damos conta, o expediente já passou e sobrevivemos com uma caneca de café, um almoço em frente ao computador, a coluna gritando por uma esticada e cabeça na velocidade da luz… essa realidade é familiar para você? 

Se sim, bem-vindo a uma comunidade infinita de profissionais que diariamente tem enfrentado essa rotina. Mais uma vez, você não está sozinho e queremos te ajudar a superar tudo isso, mantendo a sanidade mental até que possamos estar todos juntos novamente. 

Por isso, a Blocktime traz para você três dicas de como se desligar do trabalho no home office. Já até respirou melhor, né? Então toma um fôlego e vem com a gente!

Imagem mostra homem trabalhando em casa com cachorrinho no colo

Doce ou amargo lar?

Quem aqui não lembra do alívio que era chegar em casa após um longo dia de trabalho? O que antes era considerado um refúgio, se tornou uma virada rápida para o lado, concentrando as energias para desconectar e esquecer que agora o ambiente corporativo está a um passo da gente. 

Mas, é preciso gerenciar! Não separar a vida pessoal da corporativa, pode se tornar um problema. Já falamos por aqui da saúde mental e do quanto é preciso cuidá-la, pois essa falta de gestão tem afetado muita gente. 

Nós da Block, queremos todo mundo bem! Então sem mais delonga, acompanhem nossas dicas de como se desligar do trabalho:

 

Rotine-se!

Sabemos que é uma dificuldade, ainda mais para quem gerencia outras atividades domésticas. Então, o primeiro passo é: divida com todos de casa as tarefas do lar, século XXI né minha gente?! Agora, se você mora sozinho, o planejamento merece mais atenção ainda!

Dito isso, bora de planejamento! Estabeleça uma rotina, tenha horário para começar e parar. Bloqueie a agenda e utilize as mensagens de ausência, isso é obrigatório. Durante o almoço, deixe o celular de lado e saia do computador! Pode parecer simples, mas esse é o passo básico.

Estabeleça esse acordo com sua equipe de trabalho, com seu gestor e com quem convive com você. Posicione-se quanto à importância do respeito a essas pausas para todos. Seja inspiração! 

Outro passo importante na jornada de como se desligar do trabalho: não procrastine! Ao definir suas tarefas, elenque prioridades e busque cumprir todas, afinal, acumular para o outro dia só vai te prejudicar! E, se puder, faça primeiro as atividades que você menos se identifique, reserve para o fim do dia o que você mais gosta, já que a tendência é estarmos com menos energia.

Imagem mostra mulher trabalhando no sofá com bebê brincando

Meu canto, minhas regras

Se possível, reserve um cantinho para chamar de seu. Já citamos aqui o quanto tem sido difícil separar a vida pessoal da profissional no home office, e a questão física ajuda muito! Uma vez que isso for possível, personalizar e tornar agradável é o caminho. 

Não menos importante, sempre vale reforçar a questão da ergonomia. Investir e atentar-se às alturas ideais de mesas e cadeiras, apoios para as mãos, encostos e assentos ideais, etc. Pode ser que isso não te afete agora, mas acredite, você não vai querer uma fisgada ou uma travada para a coleção pessoal. 

 

Seu corpo, sua mente

A nossa mente merece cuidado e muito amor! Realize pausas ao longo do dia e respire fundo. Use o horário do almoço para a dose de vitamina D, escute um som que você gosta: uma música, um podcast, você mesmo, etc. 

Ainda no autocuidado, inclua na rotina exercícios físicos, de ioga, meditação aos treinos mais pesados, o que te faz bem, o importante é o movimento. E não esqueça de programar horas tranquilas de sono, lembre-se que somos humanos e não máquinas! Combinado?

E aí Blockers? Nossas dicas ajudaram a confortar o coração e a buscar possibilidades dentro da sua atual batcaverna? Está pronto e já sabe como se desligar do trabalho? Esperamos que sim! Gostou do tema, quer saber mais do assunto ou algum tema que você queira ver por aqui? Compartilha com a gente!

Abraços virtuais e até a próxima!


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.