fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
coworking@blocktime.com.br
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
contato@blocktime.com.br
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

Como gerir minha equipe à distância?

Imagem mostra equipe reunida

Como gerir minha equipe à distância?

Como devo gerenciar minha equipe de maneira correta e motivar o meu colaborador mesmo ele estando a quilômetros de distância de mim? Se essa é sua dúvida, então vamos falar sobre isso!

Estamos vivendo uma situação totalmente inesperada em todo o mundo. Devido ao COVID-19, muitas empresas precisaram readequar modelos, gestão e até mesmo se reinventar. A medida serve para evitar a propagação do vírus. E até o momento, por um prazo indeterminado. Em meio a essa realidade, uma das necessidades que surgiu como solução foi o home office (trabalhar em casa).

Com o passar dos anos e, com o surgimento de algumas revoluções tecnológicas, diversas ferramentas possibilitaram que as pessoas estivessem conectadas à diversos lugares do mundo ao mesmo tempo, sem sair de suas casas ou escritórios.

Para alguns negócios e profissões, essa possibilidade de trabalho remoto já era uma realidade. Mas, para outros, surgiu como uma grande surpresa. Junto com isso, veio a pergunta: como devo gerir minha equipe de maneira correta à distância? E, como eu posso motivar o meu colaborador?

Num cenário geral, líderes estão entendendo que é preciso compreensão para superar dificuldades da equipe remota e transformá-las em vantagens. É necessário então, desenvolver a capacidade de manter os profissionais engajados, para assim, aumentar a produtividade individual.

Imagem mostra colaboradores trabalhando com notebook

Ok, mas como?

Na prática, como é possível tornar real: como posso motivar o meu colaborador à distância? Saiba que o trabalho remoto é uma tendência cada vez mais possível no mundo corporativo, por isso, a Blocktime separou dicas importantes para você. Acompanhe!

Seja transparente

Uma das dificuldades de gerir uma equipe à distância é a falta do físico: olho no olho e interação pessoal. Isso atrai alguns desentendimentos desnecessários para todos. Para evitar que isso aconteça, é preciso trabalhar de uma forma transparente e com objetivos traçados de maneira clara. 

Aqui, o óbvio precisa ser dito. Exponha suas expectativas: jornada de trabalho, resultados/metas e objetivos desejados, além das responsabilidades de cada um, e se possível, tente alinhar semanalmente a comunicação entre todos. Realize videoconferências expondo suas tarefas, coisas a serem feitas e aprendizados.

Imagem mostra pessoas trabalhando em home office

Organize e ofereça ferramentas

Esse é um bom momento para refletir e rever a organização dos processos da sua empresa: vocês possuem um guia de processos? Ou, possuem um cronograma de atividades de cada função e área da empresa?

Para solucionar esses possíveis problemas, ofereça ferramentas para organizar o planejamento e execução, a produtividade e as entregas do trabalho. Você pode ter um sistema para compartilhar atualizações diárias sobre o progresso de tarefas e negócios imediatos.

Lembre-se que muitas pessoas conseguem gerenciar suas demandas no home office e até melhorar a produtividade, mas outras, nem tanto. Então não adianta querer que todos sejam “robôs” e tenham comportamentos iguais. Um bom líder precisa saber separar e lidar com as diferenças entre os seus colaboradores. Acompanhe as solicitações para garantir que o prazo seja respeitado, dê feedbacks e elogie os projetos ou diga quais pontos devem ser melhorados.

 

Mantenha a equipe unida

Sabemos que o distanciamento tende a fazer com que as pessoas, cada vez mais, permaneçam cada uma em seu quadrado. E quando se trata de um ambiente de trabalho, isso acaba não sendo saudável. Por isso, mesmo nesse período conturbado, tente reuní-los em encontros periódicos: um simples bate-papo ou alguma atividade em conjunto.

Essas atividades estimulam suas equipes a se sentirem unidas, com espírito de parceria e amizade, em vez de apenas se tratarem como colegas de trabalho. Construa uma equipe de confiança, compartilhe os acontecimentos com todos.

Por fim, sabemos que gerenciar uma equipe à distância não é simples e que você precisará do auxílio de todos para que isso funcione da melhor forma. Esperamos que o conteúdo o ajude de alguma forma e se quiser compartilhar sua experiência conosco, ficaremos muito felizes.

Vamos juntos, fiquem em casa (se puderem) e lembrem-se: vai passar!


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.