fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
coworking@blocktime.com.br
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
contato@blocktime.com.br
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

Como fazer evento em um coworking? Descubra agora.

Mulher ministrando aula em uma sala de coworking. Evento com pessoas assistindo a aula.

Como fazer evento em um coworking? Descubra agora.

Se você está pensando em promover um evento intimista, entenda como fazer evento em um coworking e por que pode ser o espaço mais indicado

Os espaços versáteis e dinâmicos de um coworking são ideais para quem deseja desfrutar de um ambiente compartilhado. Você tem acesso à infraestrutura completa e, de quebra tem grandes chances de ampliar seu networking.

Até agora, nenhuma novidade, certo? Mas, e se a gente te disser que é possível se apropriar desses espaços em momentos específicos? Descubra como fazer evento em um coworking e aproveitar tudo o que ele pode oferecer.

Imagem mostra mulher ministrando um evento em uma sala compartilhada com várias pessoas assistindo

Por que fazer um evento em um coworking? 

Sabemos que o cenário atual, de COVID-19, é um tanto quanto incerto quando o assunto é “a retomada do mercado”. Por isso estamos aqui para pensar no futuro. Então, quando tudo isso passar, e os encontros puderem acontecer, fazer eventos e workshops serão novamente uma opção. Veja como um evento feito em um coworking pode te ajudar.

Planejar um evento não é uma tarefa tão simples. Ela deve passar pela definição do público, quantidade de participantes, tempo de duração, recursos logísticos e operacionais, entre outros itens importantes. 

Se você passou por todas essas etapas, deve estar se questionamento a respeito do espaço mais apropriado para as atividades que serão desenvolvidas. Caso o número de participantes seja de até 25 pessoas, o ideal é contar com um coworking.

Dentre as vantagens de utilizar esse espaço, a gente pode mencionar a localização estratégica e de fácil acesso aos participantes e ótima infraestrutura técnica e pessoal. Isso evita investimentos com locação de móveis e equipamentos, por exemplo.

Eu posso fazer qualquer tipo de evento em um coworking?

A natureza do evento que você realizará deve estar em consonância com as políticas e estrutura de cada coworking. Lembre-se de que estamos falando de um espaço compartilhado e, por isso, conta com uma série de regras para a melhor utilização. Geralmente, os eventos mais comuns são seguintes:

Workshop: Conta com a participação de um pequeno grupo de pessoas que se reúnem para aprender algo de comum interesse. Os workshops são ministrados por alguém que seja referência no assunto e pode ter momentos teóricos e práticos. 

Roda de conversa: Nesse tipo de evento, os participantes são conduzidos a uma espécie de debate sobre um assunto pré-estabelecido. Normalmente, quem organiza a roda de conversa é o próprio mediador. 

Palestra: Conta com menor nível de interação em relação aos eventos citados anteriormente. Deve contar com a participação de um orador que domine o assunto a ser abordado. A duração não deve ser muito longa para não cansar os participantes.

Esses eventos podem servir para lançamento de novos produtos ou serviços, alinhamento de equipe, formação profissional, entre outros. Você pode, inclusive, usar todos eles em um só dia.

Pode começar com uma palestra pela manhã, seguida de workshop e encerramento com roda de conversa. Os eventos também podem durar mais do que um dia, dependendo da natureza e da demanda de assuntos que serão abordados.

Vamos supor que você seja professor e ministrará um curso especial sobre determinado assunto. As aulas podem durar, aproximadamente, 2 horas por dia e serem distribuídas ao longo da semana. Nesse caso, elas se assemelham aos workshops. Tudo certo até aqui? Então descubra agora como fazer evento em um coworking.

Homem ministrando evento/curso, apontando para lousa e pessoas assistindo aula.

O que não pode faltar em um evento de sucesso?

Como a gente já disse, o planejamento é a espinha dorsal de um evento de sucesso. Ele vai te ajudar a providenciar tudo o que for preciso, além de te deixar bem longe de improvisos e de esquecimentos de coisas fundamentais.

Cronograma: Elabore um documento ou planilha com dia, horário, nomes e contatos dos participantes, dados do coworking, fornecedores, entre outros. Crie um cronograma de atividades que devem ser realizadas antes, no dia do evento e, se for o caso, depois.

Checklist: Não se esqueça de fazer o checklist para garantir que nada ficou para trás. Confira valores, prazos, encomendas de brindes, buffet, entre outros elementos que farão parte do seu evento. 

Divulgação: Contacte o público por meio dos canais mais apropriados. Certifique-se de que todos receberam o convite e que confirmaram a participação e informe a respeito das características do espaço para que seus convidados estejam cientes, principalmente, das regras.

Análise do espaço: É importante que você conheça o espaço. Agende uma visita, analise os recursos disponíveis e não deixe de mencionar os detalhes do seu evento. O responsável pelo coworking será capaz de te ajudar a encontrar a medida exata para cada coisa.

No dia do evento, chegue mais cedo para testar equipamentos e, se for o caso, receber fornecedores de buffet. Nos intervalos das atividades, os participantes poderão usar a sala de descompressão, que é ótima para momentos de diálogos e de descontração.

Agora que você já sabe como fazer evento em um coworking, não deixe de buscar um ótimo espaço de trabalho compartilhado em São Paulo. Aqui na Blocktime, você encontra salas que promovem todo conforto e comodidade para você e seus convidados.

Nossos espaços estão em uma região privilegiada que compreende os bairros de Pinheiros e Sumaré. Eles são conhecidos pela modernidade e fácil acesso a partir dos principais pontos da cidade. 

Depois dessa experiência, você vai descobrir que fazer evento em um coworking pode ser a melhor solução para sua empresa. 


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.