fbpx

A Blocktime Coworking está dividida em duas unidades, Coworking Heroes, voltada ao público da economia colaborativa e a Coworking Saúde e Bem-Estar, para os profissionais da área.

Coworking Heroes:
Rua Galeno de Almeida, 188 – São Paulo

Contato:
coworking@blocktime.com.br
+55 11 3055-3400

Nossa sede está a 150 metros do Metrô Sumaré.

Coworking Saúde e Bem-Estar:
Rua Artur de Azevedo, 289 – São Paulo

Contato:
contato@blocktime.com.br
+55 11 3062-5824

Próximo a estação de Metrô Oscar Freire.

Como empreender em casa com credibilidade?

Imagem mostra menina trabalhando em casa com notebook e papéis ao lado com caneta, xícara e celular na mesa

Como empreender em casa com credibilidade?

Além do conhecimento e domínio técnico a respeito da atividade que pretende exercer, é importante que você se organize para trabalhar em casa

Há algum tempo, empreender em casa era algo praticamente impossível. Para a nossa alegria, hoje em dia, aquela ideia de supervalorização das grandes empresas e trabalho padronizado, cumprido em horário comercial, ficou para trás.

Não é à toa que, principalmente aqui no Brasil, o empreendedorismo vem ganhando força. Muita gente de todas as idades e perfis têm trocado a formalidade das salas comerciais por um ambiente mais confortável e descontraído.

Se esse é o seu objetivo, é importante se atentar para algumas informações. Neste artigo, você descobrirá como é possível empreender em casa, sem perder o foco na rentabilidade e nas oportunidades do seu negócio.

Imagem mostra mulher escrevendo em um bloco de notas com xícara de café ao lado e celular

Um oceano de paixões a ser explorado

O empreendedorismo está diretamente relacionado à paixão. Mas, não é somente ela que deve ser a força que impulsionará seu negócio, até porque, como você bem sabe, ninguém vive só de amor.

É preciso estar disposto a fazer com que toda essa paixão se converta em ações eficazes que superem os desafios do dia a dia. E eles não são poucos! Afinal, estamos falando da sua atividade profissional e da sua credibilidade no mercado.

Grandes especialistas na arte de empreender em casa nos alertam a respeito da importância de 3 elementos fundamentais: amar aquilo que nos propomos a fazer, conhecer a essência de nossas atividades e saber nos posicionar no mercado.

E com eles em mente, você será capaz de diferenciar o que é uma simples ideia de uma grande oportunidade. Agora a gente já pode avançar um pouco mais na discussão, confiantes de que você está realmente disposto a dar uma guinada na sua carreira!

Imagem mostra homem trabalhando em casa com notebook

Um passo de cada vez

Grandes negócios começam pelo primeiro passo. Isso quer dizer que você não precisa esperar pela infraestrutura ideal para empreender em casa. Comece com a sua realidade e com o que você tem.

Busque inspiração em grandes empresas, como a Apple, que iniciou na garagem da residência de uma família comum. Estude (muito!) sobre a origem da área que você deseja atuar.

O contato com o mundo é sempre positivo

Empreender em casa não é sinônimo de ficar confinado em um quarto, garagem, sala ou escritório. Essa associação pode fazer com que você perca uma série de oportunidades.

É preciso ter contato com o mundo exterior, investir em networking e saber quem pode agregar valor à sua área de atuação. E, definitivamente, isso não vai acontecer se você não sair.

Participe de eventos relacionados ao seu nicho de atuação, promova e faça workshops, palestras e, até mesmo, encontros descontraídos como happy hours com outros profissionais que também se dedicam a empreender em casa.

Além de multiplicar as chances de sucesso e fechamento de novas parcerias, essas ações vão te ajudar a lidar com inseguranças e encontrar soluções para eventuais problemas pelos quais seu negócio passará. 

Faça contato com empreendedores de outras áreas

O empreendedorismo, como a gente já disse, é um oceano de paixões. Como tal, ele precisa ser explorado. Permita-se conhecer pessoas que atuam em ramos completamente diferentes do seu.

Porque isso vai te colocar em contato com inúmeras histórias de sucessos, fracassos, redescobertas e superações. Com certeza, você saberá aproveitar cada uma delas e usar as experiências compartilhadas como inspiração.

Imagem mostra mulher trabalhando com notebook em casa

Precisamos falar sobre custos

Não é porque você vai empreender em casa que deve achar que não terá custos com seu negócio. Coloque no papel todas as despesas com energia, água, internet, entre outros elementos que impactam diretamente o seu negócio.

Não ignore essas despesas para não correr o risco de subestimar o valor ideal em seu produto ou serviço. Considere, por exemplo, investimentos em mobiliário, entre outros gastos que estão relacionados ao seu trabalho.

E, também é necessário fazer uma previsão do seu fluxo de caixa, retorno de investimento, planos operacionais, marketing, entre outros. Tudo isso deve constar no seu plano de negócios, que servirá como diretriz para a viabilidade de suas ações.

E como ficam as reuniões com clientes, fornecedores e equipe?

Por mais que você consiga empreender em casa, em algum momento, será preciso contar com uma estrutura mais elaborada. Isso é ainda mais significativo em situações que demandam atendimento a clientes e alinhamento de equipe.

Nesse caso, o mais indicado é alugar uma sala de reunião de um coworking. Esse espaço disponibiliza tudo de que você precisa para criar um clima acolhedor e agradável e usufruir de infraestrutura completa.

Conte com a Blocktime para esses momentos de extrema importância para sua empresa. Nós disponibilizamos salas com wi-fi, impressora, ar condicionado, TV, serviços de copa, recepção, telefone, entre outros recursos para garantir que sua reunião seja eficaz.

Uma das grandes vantagens de nossos planos de locação é a versatilidade e a personalização. Dessa forma, você poderá manter o foco em empreender em casa e desfrutar da Blocktime sempre que precisar.


João Marcos Guirau

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.