16 fev Buscando ideias de negócio para abrir sua empresa em 2021? Confira as maiores tendências do mercado!
A Blocktime Coworking compartilha hoje com você, 17 ideias de negócio para te ajudar a empreender em 2021.
Com o fim do mês de janeiro e sem previsão para o carnaval esse ano, não há como negar: 2021 já começou! E nada melhor do que abrir o mês de fevereiro com um conteúdo que pode te ajudar a, finalmente, tirar do papel o sonho de ter seu próprio negócio!
Achou que nunca teria oportunidade? Errou rude! A Blocktime Coworking traz pra você as maiores tendências do mercado e ideias de negócio para iniciar 2021 com tudo! Prepare-se e confira com a gente todas as vertentes que têm se destacado ao longo deste período tão marcante em nossa história.
Ideias de negócio que estarão com tudo em 2021
O ano passado marcou o início de uma realidade nunca imaginada e foi necessária rápida adaptação. Diante do isolamento, o comportamento social mudou e, consequentemente, o de consumo. Por conta disso, as empresas e marcas que conseguiram fazer rapidamente essa leitura, se destacaram e sobreviveram.
Mais do que isso, conseguiram ajudar e movimentar a economia do país frente ao cenário de crise! Separamos 17 grandes ideias de negócio que vão te inspirar a fazer da crise uma grande oportunidade:
Comércio eletrônico
Sem dúvida, esse tem sido um dos segmentos com maior lucro da atualidade. Com a maioria das pessoas em casa, se não todos, alguns dias da semana, comprar online facilita a vida de muita gente!
Um dos mercados mais aquecidos dentro desse ramo foi o de produtos de informática, uma vez que, o trabalho remoto exige tecnologia de qualidade para garantir a produtividade.
Serviços de TI
Falando em tecnologia, a demanda pelos serviços de TI cresceu exponencialmente. Muitas pessoas e empresas tiveram pouco tempo para adotar o trabalho remoto que estava longe dos planos e, consequentemente, a procura por serviços de TI aumentou.
Desenvolvimento de jogos para smartphones
Sim, os “joguinhos” salvaram muita gente da solidão e favoreceram a interação entre pessoas, necessidade social natural ao ser humano. O aumento de downloads bateu recordes e esse é outro segmento que promete.
Vestíveis: os queridinhos do momento
Facilidade é a palavra da vez e, cada vez mais, prioridade! Na loucura da mudança brusca de rotina, possuir IoT que otimize seu tempo, faz toda a diferença.
Os vestíveis (relógios e pulseiras conectados) já eram uma tendência dos jovens, e com o cenário atual, reforçaram sua importância. Já imaginou “alguém” para informar sobre saúde, hora de beber água, lembretes, pausas, ligações, redes sociais e uma infinidade de funcionalidades?
Clubes de assinatura
Quem não ama um recebido? Nada melhor para combater a rotina! Esse nicho conseguiu trazer para nós a satisfação de tornar o “ficar em casa” mais prazeroso.
Por meio da oferta de experiências mensais (normalmente), as empresas vendem produtos como livros, cosméticos, alimentos e bebidas, recebidos como kits para os clientes.
Produtos vegetarianos/ veganos
Cada vez mais a pauta da saúde está em destaque e as pessoas têm revisto seus hábitos alimentares. Restaurantes famosos já possuem em seus cardápios diversas opções e o mercado para pequenas empresas produzirem esse tipo de alimento, só tem crescido.
Cosméticos naturais e artesanais
Ainda na linha sustentável, outra tendência é a da utilização de produtos naturais, feitos a mão. Skincare, maquiagens, óleos e cremes naturais, shampoos e condicionador em barra, tudo natural, fresquinho e com todo o cuidado que o meio ambiente precisa.
Brechós
Bora reutilizar o que não faz mais sentido para você? Essa prática de consumo também tem crescido muito! Além da economia, vem a possibilidade da revenda. O lookinho que te fez feliz, gerando nova satisfação!
Natureza em alta!
Que as plantas geram energia positiva, todo mundo sabe, mas esse mercado cresceu demais com a economia. Para criar ambientes agradáveis em casa, muitos procuraram trazer para o cotidiano “alguém” para companhia e cuidado.
A alta demanda de buscas online por dicas de “como fazer um jardim em casa” ou “quais plantas são fáceis de cuidar” é uma prova disso.
Falando em seres-vivos
Quem não ficou para trás nesse período de pandemia foi também o mercado pet. Ainda na linha do “alguém para fazer companhia”, a demanda por adoção ou compra de pets aumentou demais e, consequentemente, todo o segmento voltado para eles. Miados e lambeijos de agradecimento!
Bora dar uma volta?
Durante a pandemia, serviços de compartilhamento de veículos tiveram uma queda considerável por conta do risco. Com isso, as pessoas passaram a alugar carros para deslocamento, garantindo mais segurança.
E a propensão é que esse cenário continue, uma vez que os jovens de hoje, segundo pesquisas, dispensam a possibilidade do veículo próprio.
Delivery e cloud kitchen
Essencial ao ser humano, o ramo da comida, apesar da concorrência, sempre tem espaço para mais um. E com o isolamento social, o serviço de delivery bombou! Muitos restaurantes, não podendo abrir as portas, passaram a atender 100% via aplicativo ou telefone.
Percebendo que a rentabilidade valia a pena, alguns escolheram adotar de vez! Com isso, uma tendência muito citada é a da cloud kitchen, serviço em que não existe o restaurante físico para receber os clientes, apenas o delivery.
E essa prática aumenta o número de possibilidades, pois é possível ter diversos restaurantes, em horários diferentes, atendendo só com uma cozinha. Deu fome de empreender?
Infoprodutos: onde a informação vira produto!
Aqui o universo é infinito: vídeo aulas, cursos online, aulas particulares, consultoria e assessoria, etc.
Possui algum conhecimento que pode/ deve compartilhar, aproveite! As possibilidades não tem fim: sendo profissional especialista ou generalista, transborde conteúdo! O mundo da internet não tem fronteiras! Você pode ter clientes em outros países.
Culinária, artesanato, dança, maquiagem, música, informática, idioma, o que você entender que tem propriedade e facilidade, se joga! Mas lembre-se, para isso, é preciso muito estudo!
Dropshipping
Não sabemos pra você, mas pra gente isso é novidade! Dropshipping é o seguinte: por meio de um e-commerce seu, você comercializa os produtos de um determinado fornecedor para o consumidor final.
Qual é a grande sacada? Não é necessário estoque porque os produtos são encomendados ao fornecedor apenas quando o cliente realiza o pedido. O seu negócio apenas intermedeia o pedido e recebe uma porcentagem em cima da compra!
Isso mesmo! Você não se preocupa com estoque, prejuízo e a entrega também é via fornecedor! Nesse caso, a transparência com o cliente final deve ser fundamental, pois o prazo de entrega é maior.
O famigerado marketing!
Não pode faltar, não é mesmo? Ainda mais em um contexto tão digital! A tendência só aumenta: marketing digital, gestão de conteúdo e mídias sociais, design gráfico, mídias pagas… sem eles, hoje, ninguém sobrevive! Invista!
Negócios relacionados à higienização
Quem não saiu desesperado atrás do álcool gel? Se pudéssemos eleger o assunto mais mencionado no último ano, certamente o campeão seria a higiene!
Por isso, e por questões de proteção pessoal, negócios relacionados a isso, foram e continuarão sendo destaque! Higienização de móveis, limpeza de ambientes, produtos de limpeza em geral, dedetização, etc.
A tendência favorita
Coworking! Ficamos muito felizes com a valorização do nosso negócio! A intensificação do trabalho remoto ao longo da pandemia, reforçou essa tendência que já vinha crescendo.
Com a pandemia, o home office tornou-se primeira opção para muitas empresas brasileiras. Dessa forma, a probabilidade é que o trabalho remoto continue crescendo e se mantenha a longo prazo.
Sabemos que trabalhar de casa nem sempre é uma opção viável e produtiva, assim, para nossa felicidade, o coworking acaba se tornando a melhor alternativa.
E aí? Se encontrou em alguma das ideias de negócio que trouxemos para você? Esperamos ter ajudado a despertar essa iniciativa que sempre esteve em seus planos!
Conte conosco para te apoiar nessa jornada, otimizando seu tempo e oferecendo o espaço ideal para sua nova aposta! A Blocktime Coworking compartilha ideias, conteúdos, espaços e oportunidades! Vem com a gente!
João Marcos Guirau
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.